Muito já se falou sobre as características da versão de produção do Fiat Aegea/Egea, modelo apresentado recentemente pela montadora no Salão de Istambul como futuro sucessor do Linea, incluindo seu nome oficial de mercado. Nesta segunda-feira (12), a marca italiana surpreendeu e anunciou sua decisão: o novo sedã será lançado globalmente com o nome Tipo.
Naturalmente, a primeira lembrança que vem à mente é o hatch de três ou cinco portas que foi produzido pela Fiat entre o fim da década de 1980 e meados da década de 1990. O modelo, inclusive, foi produzido e vendido no mercado brasileiro. Em âmbito global, o Tipo foi substituído pela dupla Bravo/Brava.
Agora, a proposta do Tipo será diferente, a começar pela carroceria – num primeiro momento, será oferecido na Europa apenas como sedã. Falando ao site Automotive News Europe, Alfredo Altavilla, COO da Fiat Chrysler Automobiles na Europa, explicou que a companhia prevê que o modelo será pioneiro em seu segmento, pois considera o novo Tipo um sedã compacto e acessível. Ele ficará, por exemplo, acima do Dacia Logan, considerado um subcompacto no Velho Continente.
Em novembro, o sedã Tipo começará a ser vendido na Turquia, e, no mês seguinte, em outros 40 mercados, incluindo Europa, Oriente Médio e África – não foi mencionada nenhuma previsão de chegada ao mercado sul-americano. O modelo também terá variantes com carroceria hatch e perua, cujos lançamentos globais estão previstos para o próximo Salão de Genebra, em março de 2016.
VEJA MAIS– Sucessor do Linea, Fiat Egea tem primeiro vídeo revelado– Especial: A história do Longa Duração – parte 2