Clique e assine com até 75% de desconto

Hyundai vai investigar causas de vexame do HB20 em teste do Latin NCAP

Compacto teve a nota rebaixada de quatro para uma estrela após novos testes de impacto lateral

Por Igor Macário Atualizado em 13 out 2020, 17h00 - Publicado em 13 out 2020, 16h59
Nota ruim em teste de impacto lateral gerou revisão na avaliação Latin NCAP/Divulgação

A Hyundai vai iniciar uma investigação interna para apurar as causas do fraco rendimento do HB20 na segunda bateria de testes de impacto do Latin NCAP. O HB20 teve a nota rebaixada das quatro estrelas conseguidas anteriormente para apenas uma estrela na proteção para adultos.

Segundo o Latin NCAP, o maior problema no novo teste foi que o modelo ofereceu proteção considerada ruim para o tórax dos passageiros da frente no teste de impacto lateral.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Em comunicado, a Hyundai afirma não ter havido mudanças no processo de produção ou nas especificações do modelo que justifiquem a diferença nos resultados. Os ensaios foram realizados num intervalo de menos de um ano.

Segundo a marca, o modelo é produzido seguindo as diretrizes de qualidade global, aplicada a todos os produtos. Apenas após a investigação a marca deverá divulgar conclusões sobre os testes. Também afirma levar em consideração qualquer possibilidade de melhorias no HB20.

  • No teste do Latin NCAP, uma avaliação ruim limita a nota do carro a uma estrela, o que resultou no rebaixamento do HB20. No novo teste, o HB20 avaliado apresentou comportamento diferente no painel interno, que invadiu o habitáculo e pressionou os dummies de teste durante a avaliação.

    Continua após a publicidade
    Latin NCAP/Divulgação

    Veja abaixo a íntegra do comunicado da Hyundai:

    “A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos.

    Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano.

    A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019.

    Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração.”

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Quatro Rodas 737 60 anos
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade
    Publicidade