Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Nexo é SUV movido a hidrogênio que quer revolucionar mercado brasileiro

Além de trazer o modelo para testes, a Hyundai pretende mudar a forma como produzimos hidrogênio no Brasil para alimentar a descarbonização

Por Lucas Parente
13 nov 2024, 15h24
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo  (Lucas Parente/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Hyundai Nexo é um SUV movido a hidrogênio desenvolvido em 2018 pela montadora coreana. Neste ano, a empresa trouxe uma unidade ao Brasil como uma forma de experimento para, no futuro, talvez, oferecer o modelo ao mercado brasileiro.

Durante o evento Electric Days, que ocorreu ontem (12/11) e foi promovido pelos portais Motor1 e Inside EVs, a Hyundai expôs seu modelo movido a hidrogênio e pudemos dar uma conferida no SUV da marca coreana.

Vamos começar pelo grande destaque do carro: sua motorização. O SUV combina células de hidrogênio a um motor elétrico, gerando cerca de 183 cv e 40 kgfm, sendo capaz de rodar 666 km no ciclo WLTP.

Hyundai apresenta Nexo pela primeira vez no Brasil durante Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável-1
(Reprodução/Internet)

Mas o grande trunfo deste sistema está em sua eficiência. A bateria de 40 kWh, que está montada na traseira, não necessita ser carregada, já que os cilindros de hidrogênio são os responsáveis por gerar energia para o motor. Sendo assim, o tempo de “recarga” é muito pequeno, levando cerca de 5 minutos para encher o tanque de hidrogênio.

Claro, isso é uma grande vantagem em comparação aos carros elétricos, que necessitam de um bom tempo na tomada para poderem rodar – além de carregadores bons. No entanto, ainda é muito raro encontrarmos estações de hidrogênio no mundo. Isso não é um problema apenas para o Brasil.

Continua após a publicidade

Porém, a grande motivação para a vinda do Hyundai Nexo ao Brasil… é o próprio Brasil. A nossa abundância na geração de etanol pode ser muito útil para um futuro limpo com a utilização de hidrogênio.

hyundai-doubles-down-on-hydrogen-to-reach-carbon-neutrality-v0-lvNapU8oKtQhp9I-_RmOvK14KfS-xdiYOTYOVn0jlxc
(Reprodução/Internet)

Atualmente, 96% da produção de hidrogênio no Brasil é feita a partir de bases fósseis, ou seja, gás natural. Com o superaquecimento do gás em um reformador, um dos elementos liberados é o hidrogênio.

Em contrapartida, a Hyundai pretende utilizar hidrogênio advindo do etanol, para uma descarbonização total. O processo é o mesmo do gás natural: o etanol deve ser aquecido em um reformador a cerca de 600°C ou 700°C, gerando o hidrogênio limpo ou hidrogênio verde.

Outra vantagem para a utilização do hidrogênio verde está na sua distribuição para postos, que teria um custo muito menor. Cada posto poderá ter seu próprio reformador de etanol, produzindo hidrogênio ali mesmo e reduzindo o custo de transporte em caminhões.

Continua após a publicidade

Testes no Brasil

O SUV chegou por aqui em abril deste ano, para ser exposto em um seminário internacional que ocorreu em Piracicaba, interior de São Paulo. Mas, claro, já com a intenção da Hyundai realizar testes por aqui.

Hyundai Nexo

Até um mês atrás, porém, o Nexo não foi posto para funcionar no Brasil por um motivo inusitado: a falta de bicos com a exata pressão de 700 bar para abastecer seus tanques de hidrogênio. A falta de postos de recarga é realmente a maior limitação para esta nova tecnologia.

A Hyundai diz que os testes com Nexo iniciaram este mês em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), especificamente no campus da Zona Oeste de São Paulo (SP).

Outro grande aliado da marca para a utilização desta tecnologia será a implementação do Progama MOVER, que deverá aumentar a produção de hidrogênio verde no Brasil, podendo colocar em prática os planos futuros da Hyundai.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Visual e Tecnologia Embarcada

Apesar de muitas diferenças em sua motorização, o Nexo é um carro padrão da Hyundai, com visual fiel à sua identificação visual.

Na frente, há uma grande grade que dá destaque ao símbolo da marca coreana. O conjunto óptico é totalmente em led e agressivo, assim como seu capô com vincos nas extremidades.

Hyundai Nexo

A lateral é bem sóbria, sem muitos detalhes, mas seu formato lembra um pouco o Hyundai Tucson. Há também a identificação de sua motorização, com um adesivo escrito “Hydrogen Powered EV”.

Continua após a publicidade

As lanternas traseiras são separadas, mas em led e em formato de triângulos. Outros destaques são seus vincos, um mini aerofólio e alguns apliques no para-choque.

Hyundai Nexo

A cabine combina elementos tecnológicos e de boa qualidade. Grande parte do painel e dos plásticos nas portas são feitos de materiais macios. O console central é grande e traz muitos botões, bem como um seletor de marcha rotativo e freio de mão eletrônico.

Hyundai Nexo

Os sistemas de infoentretenimento e de instrumentos estão combinados em uma grande tela, semelhante ao do elétrico Hyundai Ioniq 5. O volante é multifuncional e o interior completo combina tons claros e escuros.

Continua após a publicidade

Não há uma previsão de venda no Brasil, muito menos um valor para o SUV. Nos EUA, onde o Hyundai Nexo é líder de vendas em seu segmento, contra o seu único rival Toyota Mirai, o modelo parte de salgados US$ 65.000 na Califórnia (já com incentivos).

Hyundai Nexo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.