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Hyundai Nexo é SUV movido a hidrogênio que quer revolucionar mercado brasileiro

Além de trazer o modelo para testes, a Hyundai pretende mudar a forma como produzimos hidrogênio no Brasil para alimentar a descarbonização

Por Lucas Parente
13 nov 2024, 15h24
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo  (Lucas Parente/Quatro Rodas)
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O Hyundai Nexo é um SUV movido a hidrogênio desenvolvido em 2018 pela montadora coreana. Neste ano, a empresa trouxe uma unidade ao Brasil como uma forma de experimento para, no futuro, talvez, oferecer o modelo ao mercado brasileiro.

Durante o evento Electric Days, que ocorreu ontem (12/11) e foi promovido pelos portais Motor1 e Inside EVs, a Hyundai expôs seu modelo movido a hidrogênio e pudemos dar uma conferida no SUV da marca coreana.

Vamos começar pelo grande destaque do carro: sua motorização. O SUV combina células de hidrogênio a um motor elétrico, gerando cerca de 183 cv e 40 kgfm, sendo capaz de rodar 666 km no ciclo WLTP.

Hyundai apresenta Nexo pela primeira vez no Brasil durante Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável-1
(Reprodução/Internet)

Mas o grande trunfo deste sistema está em sua eficiência. A bateria de 40 kWh, que está montada na traseira, não necessita ser carregada, já que os cilindros de hidrogênio são os responsáveis por gerar energia para o motor. Sendo assim, o tempo de “recarga” é muito pequeno, levando cerca de 5 minutos para encher o tanque de hidrogênio.

Claro, isso é uma grande vantagem em comparação aos carros elétricos, que necessitam de um bom tempo na tomada para poderem rodar – além de carregadores bons. No entanto, ainda é muito raro encontrarmos estações de hidrogênio no mundo. Isso não é um problema apenas para o Brasil.

Porém, a grande motivação para a vinda do Hyundai Nexo ao Brasil… é o próprio Brasil. A nossa abundância na geração de etanol pode ser muito útil para um futuro limpo com a utilização de hidrogênio.

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(Reprodução/Internet)

Atualmente, 96% da produção de hidrogênio no Brasil é feita a partir de bases fósseis, ou seja, gás natural. Com o superaquecimento do gás em um reformador, um dos elementos liberados é o hidrogênio.

Em contrapartida, a Hyundai pretende utilizar hidrogênio advindo do etanol, para uma descarbonização total. O processo é o mesmo do gás natural: o etanol deve ser aquecido em um reformador a cerca de 600°C ou 700°C, gerando o hidrogênio limpo ou hidrogênio verde.

Outra vantagem para a utilização do hidrogênio verde está na sua distribuição para postos, que teria um custo muito menor. Cada posto poderá ter seu próprio reformador de etanol, produzindo hidrogênio ali mesmo e reduzindo o custo de transporte em caminhões.

Testes no Brasil

O SUV chegou por aqui em abril deste ano, para ser exposto em um seminário internacional que ocorreu em Piracicaba, interior de São Paulo. Mas, claro, já com a intenção da Hyundai realizar testes por aqui.

Hyundai Nexo

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Até um mês atrás, porém, o Nexo não foi posto para funcionar no Brasil por um motivo inusitado: a falta de bicos com a exata pressão de 700 bar para abastecer seus tanques de hidrogênio. A falta de postos de recarga é realmente a maior limitação para esta nova tecnologia.

A Hyundai diz que os testes com Nexo iniciaram este mês em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), especificamente no campus da Zona Oeste de São Paulo (SP).

Outro grande aliado da marca para a utilização desta tecnologia será a implementação do Progama MOVER, que deverá aumentar a produção de hidrogênio verde no Brasil, podendo colocar em prática os planos futuros da Hyundai.

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Visual e Tecnologia Embarcada

Apesar de muitas diferenças em sua motorização, o Nexo é um carro padrão da Hyundai, com visual fiel à sua identificação visual.

Na frente, há uma grande grade que dá destaque ao símbolo da marca coreana. O conjunto óptico é totalmente em led e agressivo, assim como seu capô com vincos nas extremidades.

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Hyundai Nexo

A lateral é bem sóbria, sem muitos detalhes, mas seu formato lembra um pouco o Hyundai Tucson. Há também a identificação de sua motorização, com um adesivo escrito “Hydrogen Powered EV”.

As lanternas traseiras são separadas, mas em led e em formato de triângulos. Outros destaques são seus vincos, um mini aerofólio e alguns apliques no para-choque.

Hyundai Nexo

A cabine combina elementos tecnológicos e de boa qualidade. Grande parte do painel e dos plásticos nas portas são feitos de materiais macios. O console central é grande e traz muitos botões, bem como um seletor de marcha rotativo e freio de mão eletrônico.

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Hyundai Nexo

Os sistemas de infoentretenimento e de instrumentos estão combinados em uma grande tela, semelhante ao do elétrico Hyundai Ioniq 5. O volante é multifuncional e o interior completo combina tons claros e escuros.

Não há uma previsão de venda no Brasil, muito menos um valor para o SUV. Nos EUA, onde o Hyundai Nexo é líder de vendas em seu segmento, contra o seu único rival Toyota Mirai, o modelo parte de salgados US$ 65.000 na Califórnia (já com incentivos).

Hyundai Nexo

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