PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Hyundai Ioniq 5 inicia pré-venda por R$ 394.990 mirando em EX40 e iX1

Desembarca em versão única com 325 cv, tração integral e 374 km de autonomia segundo o Inmetro

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 24 set 2024, 13h01 - Publicado em 24 set 2024, 13h00
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Continua após publicidade

Agora com controle total sobre a operação no Brasil, a Hyundai tem um plano de expansão para seu portfólio, atacando no extremo oposto do HB20, com modelos mais caros. O SUV grande Palisade já iniciou a pré-venda por R$ 449.990 e agora é a vez do elétrico Ioniq 5, que começa a ser vendido por R$ R$ 394.990 em versão única.

Não é o primeiro carro elétrico da Hyundai no Brasil, pois tivemos o Kona EV, importado pela Caoa em 2023 e que, pouco antes de sair de linha, era vendido por R$ 189.990. É um produto mais atual, o primeiro a usar a plataforma E-GMP e a estrear a sub-marca Ioniq – até então, o nome era usado para um modelo híbrido.

Hyundai Ioniq 5 2025
(Divulgação/Hyundai)

O preço de R$ 394.990 faz com que seja um rival para as marcas premium. O Volvo XC40, por exemplo, parte de R$ 342.950, enquanto o BMW iX1 tem preço inicial de R$ 362.950.

À primeira vista, parece um hatchback médio, mas as aparências enganam. A Hyundai chama o Ioniq 5 de SUV e é um carro consideravelmente grande, medindo 4,65 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,60 m de altura e 3,00 m de entre-eixos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os engenheiros desenharam o utilitário para aproveitar ao máximo seu comprimento e a ausência das peças mecânicas de um carro a combustão, otimizando o espaço interno. Um exemplo é o porta-malas, que tem capacidade para 531 litros. A cabine conta com um assoalho totalmente plano, ajudando no espaço para pernas. Sob o capô ainda está um outro bagageiro, que carrega até 51 litros.

A Hyundai optou por trazê-lo na versão mais equipada e com a mecânica mais potente. Conta com um motor no eixo traseiro de 228 cv e 35,7 kgfm, e um segundo no eixo dianteiro de 101 cv e 26 kgfm. A potência combinada é de 325 cv, enquanto o torque alcança os 61,6 kgfm, ajudando o SUV elétrico a acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 185 km/h, para preservar a carga.

Continua após a publicidade
Hyundai Ioniq 5 2025
(Divulgação/Hyundai)

Virá com o novo conjunto de baterias de 84 kWh, que estreou junto com a reestilização lançada em março no mercado global. Pelo ciclo de testes coreano, a autonomia era de até 451 km, entretanto o alcance oficial pelo Inmetro é de 374 km.

Um de seus trunfos é a compatibilidade com carregadores ultrarrápidos de até 80V ou 350 kW, algo não encontrado em outros modelos deste segmento e normalmente reservado para veículos mais caros (como o Porsche Taycan). Utilizando uma estação deste tipo, são necessários somente 18 minutros para fazer uma recarga de 10% a 80%.

Continua após a publicidade

Os clientes receberão dois carregadores ao comprar o Ioniq 5. Um é o portátil para uso em corrente alternada, usando uma tomada 200V aterrada e que tem uma potência máxima de 2,6 kW. O outro é o wallbox de 7,68 kW, também de corrente alternada. A Hyundai não fala sobre o custo de instalação.

Hyundai Ioniq 5 2025
(Divulgação/Hyundai)

Para impressionar, trará todos os tipos de equipamentos que pode imaginar. São duas telas de 12,3 polegadas, uma para a multimídia e outra para o painel de instrumentos, além de um head-up display. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico em oito direções e com memória. Ainda conta com teto panorâmico, sistema de som Bose com seis alto-falantes e subwoofer, câmera 360°, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, assistente de estacionamento traseiro.

Continua após a publicidade

As rodas são de 20 polegadas diamantadas e com um desenho mais fechado para ajudar na aerodinâmica. Calça pneus 255/45 e os freios são a disco nas quatro rodas. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira usa um conjunto independente multilink.

Para deixar o cliente mais tranquilo, o Hyundai Ioniq 5 terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, mesmo prazo para o carregador portátil. No caso da bateria, a garantia é de oito anos ou 160 mil km, assim como seus periféricos (EPCU – que gerencia e controla o fluxo de energia elétrica entre a bateria e os diversos sistemas elétricos do veículo, OBC – que converte eletricidade de uma fonte externa em eletricidade adequada para carregar as baterias do veículo, Redutor e Motores Elétricos). Para o wallbox, a garantia é de um ano só para o produto, considerando a instalação somente se for feita por um instalador homologado WEG.

Quem estiver interessado terá que acessar o site oficial da Hyundai e fazer a reserva, pagando um sinal de R$ 5.000. A fabricante afirma que o primeiro lote terá uma quantidade reduzida, sem informar quantas unidades desembarcarão no país. As entregas estão programadas para novembro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.