Hyundai confirma picape média e que pode ser baseada na Chevrolet S10
Divisão australiana revela planos de lançar uma caminhonete em três anos, mas ainda tem que decidir que tipo de picape será

O interesse da Hyundai pelo segmento de picapes é antigo, ainda mais pelos pedidos de alguns mercados como a Austrália, onde as caminhonetes tem uma presença muito forte. Depois de lançar a Santa Cruz, uma rival da Ford Maverick, a marca sul-coreana enfim deve apostar em um modelo médio e a origem pode ser a Chevrolet S10.
A Hyundai disse diversas vezes que estudava o desenvolvimento de uma picape com chassi, mas sem nunca confirmar este veículo. Agora, foi o novo chefe da Hyundai Australia quem disse que sim, a empresa lançará uma picape em algum momento no futuro, porém ainda discute qual a melhor forma de criar a caminhonete.

Don Romano, CEO da marca na Australia, explica que tudo vai depender do tipo de picape que a Hyundai quer. Se ela seguir o caminho das caminhonetes tradicionais, poderia aproveitar a arquitetura que a Kia, marca do Grupo Hyundai, criou para a Tasman, até compartilhando motores e alguns componentes.
Usar a Tasman como base aceleraria muito o seu desenvolvimento e resolveria muitas questões industriais, como o local da produção e até reduziria os custos. Anteriormente, quando o projeto da picape da Kia ainda estava em um estágio inicial, muitos executivos de ambas as marcas diziam que o plano era compartilhar o veículo da mesma forma que outros carros do grupo.
Existe outra possibilidade, que ganhou força recentemente. A Hyundai anunciou uma cooperação com a General Motors para desenvolver novos veículos e uma das formas de colaborarem é no compartilhamento das plataformas de picapes da Chevrolet. Romano admite que a Hyundai irá analisar o que a GM possui nesta área e se pode aproveitar a parceria.

Um dos planos originais dos sul-coreanos era de ter uma picape elétrica para os Estados Unidos e existia a chance de usar a Chevrolet Silverado EV. No entanto, com as mudanças no ambiente político e a queda na demanda por carros elétricos no país, uma caminhonete sem motor a combustão pode não ser o ideal, além de que ficaria restrita ao mercado norte-americano.
O site australiano Drive afirma que a Hyundai quer uma picape média, que tem uma participação maior no mercado global. Isto abre a possibilidade de aproveitar a plataforma da Chevrolet S10, como a agência Reuters noticiou há alguns meses. A publicação até cita que o plano envolve o Brasil para alguns modelos como o Creta. Considerando que a fábrica da GM em São José dos Santos (SP) produz apenas S10 e Trailblazer, há espaço na linha de montagem para um modelo da Hyundai.
Seja qual for a escolha, a Hyundai tem pressa para ter a picape. Romano diz que a meta é colocar o veículo nas concessionárias dentro de três anos, um período em que acabará pegando a chegada da nova geração da Toyota Hilux e a renovação de algumas rivais como a Ford Ranger e Nissan Frontier.