Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyperloop: um novo tipo de transporte público a 1.220 km/h!

Modal de transporte terá cápsulos "voando" dentro de estruturas tubulares; primeiro trecho seria entre Los Angeles e San Francisco

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 dez 2016, 17h50 - Publicado em 2 dez 2016, 17h47
Estrutura tubular com trem em formato de cápsula
Trem do Hyperloop tem formato de cápsula e se moverá por dentro de estruturas tubulares (Divulgação/Hyperloop)

O projeto Hyperloop foi mostrado pela primeira vez em 2013 por Elon Musk, CEO da Tesla Motors. A ideia trata de um sistema diferente de transporte público, no qual uma cápsula se locomove por construções tubulares e leva pessoas e carros a uma velocidade de 760 milhas por hora, o equivalente a 1.220 km/h.

Agora, o projeto pode sair mais rápido do papel, pois recebeu um aporte de mais de US$ 108 milhões para o início de sua construção.

Segundo o site Autoblog, a empresa Hyperloop Transport Technologies (HTT) conseguiu um investimento total de US$ 31,8 milhões em dinheiro por meio de investidores e outros US$ 77 milhões vindos de uso de direitos fundiários e investimentos em espécie de empresas. Isso inclui os fornecedores de materiais usados na construção do novo sistema, bem como os projetos de engenharia e design.

A HTT foi resultado da JumpStartFund, uma plataforma de crowdsourcing (uma iniciativa colaborativa), onde muitos pesquisadores e engenheiros desenvolveram um projeto e ofereceram seus serviços para a empresa.

Continua após a publicidade

Esse trabalho de captura de recursos contou com a ajuda de mais de 603 pessoas, no qual mais de 200 profissionais de 44 empresas em 38 países contribuíram com seu tempo e talento para o desenvolvimento de tecnologia da Hyperloop Transport Technologies.

O Hyperloop é baseado em um sistema de dutos onde as cápsulas de transporte se locomovem a uma velocidade de até 1.220 km/h, o suficiente para transportar uma pessoa de Los Angeles a São Francisco em 30 minutos – de carro, o trajeto de 614 km costuma levar pelo menos seis horas.

As cápsulas são aceleradas por um sistema magnético de levitação ativada pelo movimento em alta velocidade – no momento que a cápsula faz a frenagem e para, ela deixa de levitar e encosta no trilho condutor.

Continua após a publicidade

Cada trem do Hyperloop terá a capacidade de transportar cerca de 28 passageiros e partir da estação a cada 30 segundos, abrindo uma distância segura de 8 km entre uma cápsula para outra. O sistema também foi pensado para transporte de cargas, o que ajudaria a amortizar os custos de implantação mais rapidamente.

O projeto do Hyperloop foi pensado para ligar cidades com até 1.600 km de distância e com grande tráfego entre elas – acima disso, o custo dos tubos sustentados por pilares se tornaria proibitivo.

Continua após a publicidade

A ideia do Hyperloop veio à cabeça de Elon Musk quando surgiu um projeto de trem-bala que seria construído entre São Francisco e Los Angeles (620 quilômetros), a um custo de US$ 70 bilhões. Musk disse que era possível implementar um sistema de transporte duas vezes mais rápido, com menor custo e ainda movido por energia renovável.

As estruturas tubulares do Hyperloop teriam painéis solares que gerariam energia para as cápsulas, sendo que a energia captada a mais seria utilizada para seu funcionamento à noite. Os protótipos devem iniciar os primeiros testes já em 2017.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.