Huawei e JAC se unem e criam sedã de alto luxo maior que os Mercedes-Maybach
Sedã Maextro S800 tem desde telão de cinema a compartimento protegido por impressão digital, mas copia teto com "estrelas" dos Rolls-Royce

De um lado, uma fabricante de eletrônicos. Do outro, uma fabricante mais conhecida na China pelos seus veículos comerciais do que pelos seus automóveis. Essa combinação inusitada resultou no mais novo carro de alto luxo chinês, o Maextro S800. Até no nome ele remete ao Mercedes Classe S, mas a carroceria com duas cores é uma clara inspiração nos luxuosos Mercedes-Maybach.
Mais inusitado ainda foi o Maextro S800 estar em um espaço reservado do estande da JAC no Salão de Xangai, com portas trancadas e janelas escurecidas, ao mesmo tempo que a fabricante divulgava suas primeiras imagens internas. Tudo para deixar o acesso completo ao carro reservado para o Guangdong-Hong Kong-Macao Auto Show, que acontecerá daqui a um mês.

O mais opulento dos sedãs da JAC une elementos dos carros de alto luxo mais conhecidos do mundo com aquilo que os chineses mais gostam quando o assunto é tecnologia.
Por fora, as linhas limpas e com poucos vincos trazem sofisticação. Rodas raiadas são comuns nos Mercedes Classe S e a discrição na aplicação dos cromados nas laterais pode ser creditada à Rolls-Royce. Os faróis são divididos das assinaturas de led, com a diferença dos blocos dos faróis estarem dispostos na vertical.

As dimensões gigantes também são típicas dos sedãs de alto luxo. O Maextro S800 tem 5,48 m de comprimento, 2 m de largura, 1,54 m de altura e entre-eixos com 3,37 m.
Por dentro, materiais como couro e madeira no painel dão lugar a três telas gigantes e integradas na mesma moldura. Até lembra o sistema Hyperscreen dos caros modelos Mercedes-Benz, mas a interface é da Huawei e roda em chips de última geração. Ainda tem um par de telas laterais para exibir imagens dos retrovisores digitais, e um grande head-up display à frente do motorista.

O revestimento de couro natural é visto nas portas e no console central, que não abre mão das duas bases de carregamento sem fio para smartphones que, hoje, todo carro chinês tem.
Há apenas dois assentos individuais na traseira, separados por um enorme console onde fica uma geladeira com compressor, porta-copos que pode ser refrigerado ou aquecido, mesa dobrável de alumínio e também uma tela destacável por meio da qual é possível mover o banco dianteiro direito, ativar o cancelamento de ruído da cabine, controlar as quatro zonas de temperatura e também a temperatura dos assentos e funções de massagem.

O console ainda tem um compartimento que pode ser programado para abrir-se com a impressão digital do usuário. Os encostos de cabeça traseiros têm alto-falantes embutidos.
Há, ainda, um teto panorâmico e cuja cobertura replica o céu estrelado visto nos Rolls-Royce. O sedã também tem uma tela retrátil com projeto, que fica em um local que também serve como divisória entre as fileiras de assentos.

O Maextro S800 também é equipado com o piloto automático proprietário da Huawei com lidars, que permitem alcançar o terceiro nível de autonomia.
O Maextro S800 está mirando no alto luxo, mas terá três versões. A versão elétrica básica tem tração integral com dois motores e 530 cv, e interior de cinco lugares; a segunda opção inclui três motores elétricos (um na dianteira e dois na traseira) com potência total de 864 cv e quatro assentos. E a terceira é elétrica com autonomia estendida, com os mesmos três motores elétricos e um motor 1.5 turbo a gasolina (156 cv) como gerador para recarregar a bateria. As versões elétricas são equipadas com uma bateria de 97 kWh, enquanto a REEV tem uma bateria de 65 kWh.

Em pré-venda desde novembro, o Maextro S800 terá preços entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuans, o que em conversão direta representa entre R$ 780.600 e R$ 1.170.000.