Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Honda pretende lançar pelo menos 10 motos elétricas até 2025

A empresa também pretende reduzir a emissão das motos a combustão introduzindo motor flex brasileiro em outros países

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 set 2022, 21h01 - Publicado em 13 set 2022, 18h22

A Honda está se preparando para uma nova era no mercado das motocicletas. A maior fabricante do mundo irá investir pesado na eletrificação de seu portfólio e pretende lançar ao menos 10 novos modelos até 2025 por todo o mundo.

Com o lançamento das novas motos, a intenção da Honda é aumentar a quantidade de motos EVs vendidas pela marca. Para 2026, a previsão é que elas correspondam a 5% do total de vendas, equivalente a um milhão de unidades. Já em 2030, a intenção é chegar aos 3,5 milhões, que correspondem a 15%. Ao todo, a Honda afirma que dois terços dos seus 30 milhões de clientes correspondem ao mercado de motocicletas.

previsão de vendas EVs Honda
previsão da Honda é chegar a 1 milhão de EVs vendidos em 2026 e 3,5 milhões em 2030 (Divulgação/Honda)

A Honda estará dividindo seus futuros modelos em três subcategorias: EBs (bicicletas elétricas que não passam de 25 km/h), EMs (ciclomotores que vão até 50 km/h) e as motocicletas EVs tradicionais (superam os 50 km/h). 

Continua após a publicidade

Segunda a Honda, uma boa fatia das vendas globais de motocicletas elétricas é composta por EBs e EMs, totalizando 90%. A China é o principal mercado e até 2024 irá receber cinco novos modelos dessas categorias. Além do chineses, Japão, Europa e outros países asiáticos também receberão os lançamentos.

Entre as motos tradicionais, a Honda planeja o lançamento de dois modelos para Ásia, Europa e Japão entre 2024 e 2025. Nesse mesmo período, a montadora lançará outras quatro motocicletas elétricas que estrearão a plataforma FUN, que está em desenvolvimento. Estes modelos estarão disponíveis para EUA, Europa e Japão e serão três de tamanho normal e uma exclusiva para crianças.

futuros modelos FUN honda
Honda lançará quatro novos modelos na futura plataforma FUN, sendo três para adultos e um infantil (Divulgação/Honda)

A Honda também está trabalhando na padronização das baterias e na melhora da infraestrutura de carregamento. A ideia é que as motocicletas elétricas, de modo geral, passem a usar o mesmo tipo de bateria que poderia ser compartilhada entre os proprietários de uma rede de compartilhamento.

Continua após a publicidade
bateria estado solido honda
Outra novidade que está em desenvolvimento na Honda são as baterias de estado totalmente sólido (Divulgação/Honda)

No Japão, quatro montadoras de motocicletas já concordaram com a padronização proposta. Atualmente, a Honda já testa um modelo de compartilhamento de baterias na Indonésia e pretende expandir a iniciativa para Índia e outros países asiáticos.

teaser motos eletricas honda
Ao todo, a empresa pretende lançar 10 ou mais novos modelos até 2025 (Divulgação/Honda)

Em paralelo, a empresa também está desenvolvendo um novo tipo de bateria em estado totalmente sólido e está trabalhando para que seus modelos a combustão tornem-se 100% neutros em carbono.

Continua após a publicidade

Para isso, a Honda quer oferecer seus motores flex para outros países. Atualmente apenas o Brasil conta com motores E100, que aceitam 100% de etanol. O próximo passo seria introduzir esses motores na Índia, começando pelos E20 (mistura com 20% de etanol) a partir de 2023, com os modelos E100 chegando a partir de 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.