Honda pode fazer novo SUV compacto com porte do Ford EcoSport
Novo SUV compacto da Honda poderá usar plataforma do Brio e ser menor utilitário da Honda no mundo
A Honda pode ser a próxima a ampliar ainda mais sua gama de SUVs compactos para seus mercados globais. Ao que tudo indica, a marca trabalha num modelo para a base de sua gama, com cerca de 4 metros de comprimento.
Isso o colocaria no porte de um Ford EcoSport ou Honda Venue (o irmão menor do Creta), ou seja, dentro das regulamentações de impostos de países como a Índia. E, de fato, as informações sobre o novo produto vêm da Indonésia.
Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90
O braço industrial local da Honda vem estudando a viabilidade de um modelo deste tipo. Há alguns meses, a Honda registrou a nomenclatura ZR-V em vários escritórios de patentes em mercados da Ásia-Pacífico. O registro não confirma o lançamento de um novo produto, mas pode compor o cenário onde o novo carro se encaixaria.
Por ora, probabilidade é que o ZR-V use a plataforma do pequeno Brio, hatch compacto vendido por lá. Ele seria ainda menor que o BR-V (uma perua aventureira) e que o WR-V, vendido por aqui e também bem sucedida na Ásia.
A estratégia não seria muito diferente da usada pela Renault-Nissan com o projeto do Magnite, feito sobre a plataforma do Kwid, ainda que amplamente modificada. O modelo é cotado para ocupar no Brasil a lacuna deixada pelo Nissan March, e um produto semelhante da Honda poderia ter funções parecidas.
No Brasil, especula-se que a Honda possa deixar de vender o Civic, e a atualização do Fit parece ainda distante, embora o carro já esteja à venda há meses em outros mercados.
Por ora, o mais provável é que a Honda foque na linha City, que acaba de ganhar uma bela versão hatch e pode estar nos planos da marca por aqui.
Ainda assim, mesmo confirmado, o ZR-V ainda deve demorar para chegar às ruas, já que ainda se encontra em estágio inicial de desenvolvimento.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.