A nova geração do Honda CR-V acaba de ser apresentada nos Estados Unidos e já está com o lançamento no Brasil confirmado para janeiro de 2024. O SUV médio está maior, mais espaçoso e bem mais potente do que antes para voltar a ser um rival direto do Toyota RAV4.
Só no comprimento, o Honda CR-V 2023 é 6,8 cm maior, chegando aos 4,69 m. O entre-eixos cresceu 4 cm, para 2,70 m enquanto a largura fica em 1,86 m sem espelhos. Mas o mais relevante desta nova geração é que a coluna A está 12 cm mais recuada, 7,1 cm deslocada para fora e 3,5 cm mais baixa.
A Honda ainda declara uma rigidez torcional 15% maior, que a suspensão dianteira McPherson teve sua arquitetura revista e que a direção agora tem relação variável, como no antigo Civic Touring.
O fato é que o CR-V estaria tão maior e mais espaçoso que desta vez a fabricante japonesa ainda terá o novo SUV ZR-V ocupando a lacuna entre o CR-V e o HR-V, pelo menos aqui no Brasil.
E mesmo diante de uma linha com outros dois SUVs o novo CR-V consegue ter sua própria identidade de design. Os faróis parecem prolongamentos da grade dianteira, ao mesmo tempo que a dianteira exibe linhas mais limpas. Na traseira, as lanternas verticais continuam mas agora com um prolongamento na direção da tampa tão mais estreito que lembra um Volvo XC60.
É na cabine onde há semelhanças com outros Honda. O próprio painel remete ao novo Civic (que chega nos próximos meses importado da Tailândia), mas usa uma espécie de grade em formato de favos de mel para as saídas de ar condicionado, impedindo de ver os direcionadores. A alavanca de câmbio continua em posição mais elevada, por sinal.
Mesmo o novo CR-V não tem quadro de instrumentos inteiramente digital, mas a mesma tela que combina mostrador analógico com uma tela de sete polegadas que se vê no City e no HR-V novos. A central multimídia tem sete polegadas nas versões mais baratas e 9 polegadas nas duas mais caras, com mecânica híbrida.
O novo Honda CR-V híbrido está disponível nos Estados Unidos nas versões Sport e Sport Touring, com detalhes pretos e rodas de 18 ou 19 polegadas. Mas o que importa é a combinação de um motor quatro cilindros 2.0 a gasolina com outros dois motores elétricos, que juntos somam 207 cv e 34,2 kgfm. É o CR-V mais potente da história e chega a superar os números do Accord e:HEV.
Só a mecânica híbrida está confirmada para o Brasil, o que faz todo o sentido. Isso porque as versões EX e EXL usam o motor 1.5 turbo com injeção direta de 192 cv e 24,8 kgfm, com câmbio CVT. Essa é, justamente, a mecânica que veremos no Honda ZR-V por aqui. Os dois SUVs estreiam no Brasil em 2023.