Depois de fazer suspense mostrando a preparação de um CR-V híbrido superesportivo, a Honda divulgou o resultado final do projeto e também explicou seu propósito. O SUV será o responsável por testar o novo trem de força híbrido da fabricante japonesa para a temporada 2024 da Fórmula Indy.
Se no primeiro teaser não havia informações, nem sequer pintura, agora sabemos todos os detalhes do projeto encabeçado pela Honda Performance Development e Honda Automotive Development Center.
Começando pela maior novidade, o motor é um V6 2.2 com dois turbocompressores BorgWarner. Junto dele, há também o motor híbrido Empel MGU com supercapacitores Skeleton. Com isso, a Honda declara que o carro é capaz de ultrapassar os 811 cv, bem mais do que os 207 cv do CR-V híbrido convencional, que já foi visto rodando em testes no Brasil.
Na traseira, a suspensão e os freios Brembo com pinças de 355 mm foram emprestados do carro da Indy Dallara IR-18. Enquanto na dianteira a solução foi mais caseira; tanto a suspensão como os freios – também da Brembo, mas com 380 mm – são os mesmos do Acura NSX GT-3 Evo22. As rodas são de 20’’.
No fim das contas, não sobrou muito do CR-V híbrido original para contar história. A Honda afirma que do modelo de produção, apenas a parte acima da linha de cintura foi mantida. Nem mesmo o chassi foi preservado, tendo sido substituído por um chassi tubular feito de aço cromoly e composto de carbono.
David Salters, presidente da Honda Performance Development, descreveu o Indy CR-V como uma “besta na pele de ovelha”. Mas a realidade é que visualmente o carro recebeu uma série de mudanças que não o deixaram tão ‘bonzinho’, como o executivo sugeriu. A começar pela gigantesca asa traseira, que melhora a aerodinâmica junto com o divisor dianteiro. Os para-lamas também foram alargados e as portas convencionais foram substituídas por outras que se abrem para cima.
Quem assina a obra artística na carroceria é Lili Melikan, designer sênior de exteriores da Honda nos EUA. Segundo a montadora, as cores são para mostrar a dualidade do sistema híbrido e os grafismos são easter eggs com desenhos de alguns circuitos da Indy, além de uma visão aérea do motor no teto do CR-V.
Construído em Ohio, nos EUA, pela Honda Racing Team, o CR-V de mais de 800 cv já está pronto para rodar. Sua primeira aparição será no Grande Prêmio de São Petesburgo, que acontece na Flórida entre os dias 3 e 5 de maio. A corrida marca o início do calendário da Indy 2023 e o CR-V dará uma palhinha do que estará por vir na temporada seguinte.
Na sequência, o CR-V seguirá viajando e fazendo aparições em outros eventos do campeonato, porém, ainda não há confirmação se ele será, de fato, usado pela Honda em algum campeonato oficial.