Há quase 15 anos a Honda lançava a C 100 Biz, porta de entrada da categoria chamada pela marca de Family. Com o tempo a capacidade do modelo foi ampliada para 125 cc, ganhou injeção eletrônica e sistema Flex de abastecimento e, claro, ficou mais cara. A Pop 100 modelo que passou a ser o modelo de entrada da marca não fez o sucesso esperado nos grandes centros e agora, de olho nos consumidores que buscam um meio de transporte econômico para o seu dia a dia, e também na crescente participação do público feminino neste segmento a Honda relança a Biz 100 2013, com motor OHC de 97,1 cc e disponível em duas versõES: KS (partida a pedal) e ES (partida elétrica),
A alimentação volta a ser feita por carburador com 15,9 mm de diâmetro de venturi, e a ignição é do tipo CDI (ignição por descarga capacitiva). Além disso, a motocicleta recebe catalisador para enquadrá-la aos índices de emissão (CO/HC/NOX), estabelecidos pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
O câmbio é semi-automático de 4 marchas do tipo rotativo, com embreagem do tipo centrífuga. O chassi é monobloco e construído em tubos de aço. Ambos os freios são a tambor, com 130 mm de diâmetro na dianteira, e 110 mm na traseira.
Disponível nas cores preta, vermelha (versões KS e ES) e rosa metálico (apenas versão ES), a Biz 100 2013 começará a ser comercializada ainda nesse mês de julho por 4710 reais (KS) e 5290 reais (ES), e a expectativa da marca é que as vendas superem as 40 mil unidades apenas nesse segundo semestre de 2012.