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Honda anuncia morte de motorista brasileiro que ignorou recall de airbag

Acidente envolvendo um New Civic 2008 ocorreu no fim de janeiro e teria gerado a primeira vítima fatal do caso Takata no Brasil

Por Leonardo Felix
Atualizado em 17 fev 2020, 08h35 - Publicado em 17 fev 2020, 08h29
Airbag frontal do motorista deflagrado em carro da Honda (Reprodução/Internet)

A Honda comunicou no fim da última semana a primeira morte oficial registrada no Brasil devido à falha de projeto dos airbags da fornecedora japonesa Takata.

O problema afeta mais de 100 milhões de veículos globalmente, produzidos entre o fim dos anos 90 e meados da década de 2010, e desencadeou a maior série de recalls da história da indústria automotiva global.

Em um acidente, quando a bolsa inflável deveria se deflagrar para evitar o choque de motorista e passageiro contra o painel, um defeito de projeto leva o insuflador a se estilhaçar, projetando fragmentos contra os ocupantes do carro a uma velocidade aproximada de 300 km/h.

É difícil estimar quantas vítimas do problema foram geradas, mas só nos Estados Unidos as autoridades contam 16 mortes oficiais e outros 200 casos de ferimentos leves ou graves.

No Brasil, de acordo com o site G1, 39 ocorrências de rompimento do insuflador teriam sido registradas apenas em automóveis da Honda, deixando 16 feridos.

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Além disso, uma perícia policial apontou que “um acidente no Rio de Janeiro, envolvendo o veículo New Civic LXS 2008, que resultou na morte do motorista”, segundo o comunicado da Honda.

Honda New Civic (Divulgação/Honda)

A colisão teria ocorrido em 27 de janeiro deste ano. “A perícia determinou que houve ruptura anormal do insuflador do airbag Takata, causando ferimentos que levaram à morte do motorista”, segue a nota.

“Esta é a primeira ocorrência fatal provocada por ruptura do insuflador de airbag Takata no Brasil”, diz a fabricante, que não revelou a identidade da vítima, mas “expressou suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da vítima, e ofereceu atendimento e suporte à família”.

“A Honda já comunicou as autoridades competentes e seguirá colaborando disponibilizando as informações sobre a ocorrência”, acrescenta o comunicado.

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A empresa itera que o New Civc em questão fora convocada para substituir o airbag defeituoso em 2015, mas desde então não havia sido levado à concessionária para reparo.

Pautada por seu princípio de respeito aos clientes, a Honda enfatiza que a proteção dos motoristas e passageiros dos veículos da marca é a prioridade da empresa e solicita a todos os proprietários para checarem se seus veículos estão incluídos nos recalls do insuflador do airbag Takata.”

Para saber se o seu carro precisa substituir os airbags e agendar uma visita à concessionária, acesse a página oficial de recalls da marca ou ligue para 0800 701 3432.

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