A Viritech apresenta no Festival de Goodwood, nesta semana, a versão final do hipercarro Appricale, com motores elétricos que somam 1088 cv e são alimentados por uma célula de hidrogênio. O design é assinado pelo estúdio Pininfarina.
Uma das coisas surpreendentes do Appricale é o peso: tem menos de 1.000 kg, por conta da tecnologia Graph-Pro da Viritech, que usa compósitos leves de resina e grafeno. Também para reduzir o peso, os tanques de hidrogênio são componentes estruturais do chassi monocoque de fibra de carbono.
O cofundador da Viritech e ex-engenheiro de F1, Max Faulks, afirmou que o peso baixo era um dos objetivos, junto com a pilotagem divertida.
Com as células de combustível gerando “centenas” de kW e as baterias de íons de lítio de 6 kWh os dois motores elétricos recebem energia suficiente para entregar tanta potência. Os tanques de hidrogênio de 5,4 kg que suportam 700 bar garantem autonomia de 560 km.
A potência total do hipercarro é de 1088 cv e 101 kgfm de torque. Segundo a marca, o veículo vai de 0 a 97 km/h em menos de 2,5 segundos e a velocidade máxima ultrapassará os 322 km/h.
Mesmo sendo totalmente redesenhado comparado a versão de 2021, mantém o para-brisa ao estilo dos Koenigsegg, porém, agora com uma nova frente, um par de faróis de LED com design agressivo, entradas de ar maiores e aerofólio.
Na traseira, podemos ver lanternas de LED finas, aletas duplas na linha do teto, spoiler integrado e um padrão de favo de mel no para-choque traseiro pintado de azul. Com isso tudo, o carro mede 4,55 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,15 m de altura.
Apenas 25 unidades serão produzidas com a ajuda da Pininfarina, com preço aproximado de 1,5 milhão de libras (aproximadamente R$ 9.7 milhões). Ele começará a ser entregue no começo de 2024, depois dos testes extensivos das primeiras unidades, que serão produzidas em 2023.
A Viritech mostrou também o conceito de um SUV com nome de Tellaro, mostrando a tecnologia FCEV. Além disso, a Viritech proverá trens de força de hidrogênio para empresas que possuem aplicações de transporte sustentável, como a BAC.