Como normalmente vemos, as montadoras chinesas gostam de “homenagear” — “copiar”, diriam — grandes clássicos. Dessa vez, o escolhido foi nada mais nada menos que o Fusca, que já vem sendo alvo de polêmicas no país asiático e agora será base de um novo modelo elétrico da Great Wall Motors, pronta para desembarcar no Brasil.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Tudo começou em abril, quando a submarca Ora, focada na criação de EVs da GWM, anunciou o Punk Cat — um compacto elétrico de quatro portas com visual retrô — durante o Salão do Automóvel de Xangai. Até aí tudo bem, se ele não fosse basicamente um Fusca alongado, modernizado e com um interior extravagante.
Claro que o assunto repercutiu na Volks. A marca anunciou que verificaria a existência de alguma violação de propriedade intelectual. Porém, esse tipo de processo é bem trabalhoso, principalmente na China, onde as leis são mais permissivas e arbitragens contra empresas locais costumam gerar constrangimento às estrangeiras.
Dessa vez, a Ora decidiu que vai deixar seu “gato” um pouco mais delicado. A marca anunciou que a partir de agora ele se chamará Ballet Cat e está de cara nova. Claramente, o carro ainda é baseado no Fusca e reaproveita boa parte do visual da versão anterior, exceto pelo acréscimo do spoiler traseiro e a nova cor. Infelizmente, ainda não há fotos da dianteira.
A estreia oficial está marcada para o próximo dia 29, durante o Chengdu Auto Show. Provavelmente, a Ora vai nos contar mais sobre a motorização e o tamanho do Ballet Cat. É possível que ele herde mais do que somente a aparência do antecessor punk, como as duas opções de baterias. Uma de 47,8 Kwh e 401 km de autonomia e outra de 59,1 Kwh com 100 km a mais de alcance.
O interior também é um mistério. Não sabemos se ele terá o mesmo design com detalhes em vermelho brilhante ou optará por algo um pouco mais discreto. O início da produção não foi confirmado, mas há relatos que comece ainda esse ano. Quanto à atualização visual do, a Volkswagen ainda não se pronunciou se tomará medidas legais.
A GWM já anunciou que pretende começar a vender seus elétricos no Brasil. A princípio, entretanto, a ideia é chegar com um SUV premium e uma picape média. Então se você se empolgou com o Fusca de além da Grande Muralha, vai ter que esperar um pouco mais.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.