De olho no aumento da frota de carros elétricos, a rede de postos Graal investirá R$ 15 milhões em carregadores ultrarrápidos em 37 das suas 50 unidades, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Ao todo, serão 74 novas estações de carregamento DC (corrente direta) das marcas ABB, BYD e WEG, esse último tendo potência de 120 kW e dois conectores. Os da BYD também têm 120 kW de potência, enquanto os da ABB são um pouco mais potentes, com 124 kW. De acordo com o Graal, essas estações poderão recarregar completamente os carros elétricos em até 20 minutos, contra quatro horas dos modelos de recarga lenta.
A ideia é instalar duas estações em cada um dos 37 postos selecionados da rede. Toda operação, gestão e manutenção dos postos de carregamento será feito pela startup Move. A ideia é que os novos carregadores sejam instalados ainda no primeiro semestre de 2024.
O Graal investe em estações elétricas desde 2015, quando instalou o primeiro corredor de carregamento entre São Paulo e Campinas, em parceria com a CPFL, nas rodovias Anhanguera e dos Bandeirantes, ambos na cidade de Jundiaí.
Agora, a rede aproveita o bom momento dos carros elétricos para expandir e melhorar sua rede. Atualmente, o Brasil tem uma frota de aproximadamente 200.000 carros eletrificados e esse número cresce em passos largos a cada mês. Como informa a Fenabrave, em novembro deste ano foram 10,6 mil emplacamentos de eletrificados, número 112,9% maior se comparado com o mesmo mês do ano passado.
“Estamos orgulhosos em participar do novo momento da eletromobilidade no Brasil ao proporcionar a melhor infraestrutura possível para a recarga de veículos elétricos e híbridos nas principais rodovias do país. A implementação de novos eletropostos é mais uma contribuição da empresa para um futuro mais sustentável e confiável para aqueles usuários que trafegam nas estradas”, afirma Helio Athia Jr., Diretor de Marketing da Rede Graal.