O Chery Omoda 5, primeiro da nova geração de modelos da marca, enfim começou a ser vendido na China – com preço menor do que um Chevrolet Onix no Brasil. Por falar no mercado brasileiro, o SUV já está confirmado para chegar por aqui, onde foi registrado antes mesmo de ser revelado ao mundo e já tem sido flagrado em testes. O lançamento será ainda em 2023.
Ao mercado chinês, o Omoda 5 chega em duas configurações mecânicas diferentes: com motor 1.5 turbo de 158 cv e câmbio CVT de 9 marchas simuladas, ou o 1.6 turbo de 200 cv e câmbio de dupla embreagem com 7 marchas.
No entanto, para ser vendido no Brasil, ele precisará passar por adaptações locais ou aguardar a chegada de uma versão híbrida, já que a nova estratégia da Caoa Chery visa a produção e venda apenas de modelos eletrificados no mercado brasileiro. O mais provável é que adote a mecânica híbrida plug-in do Tiggo 8 Pro.
Sem detalhar o número de versões, o que se sabe é que o SUV está chegando às lojas chinesas com preços entre 92.900 e 126.900 RMB (Renminbi). Em conversão livre, sem adição de impostos, a faixa corresponde entre R$ 74.000 e R$ 101.500. Os valores são menores do que a faixa de R$ 77.450 a R$ 102.450 do Onix brasileiro, segundo a tabela de preços de junho divulgada pela GM.
O modelo tem porte de Hyundai Creta ou mesmo do Caoa Chery Tiggo 5X Pro: são 4,4 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. A aparência é seu principal chamariz. A dianteira tem uma grade que parece esculpida ao para-choque e que dá origem a luzes na base do capô. Os faróis principais ficam ao lado, próximos aos para-lamas.
De lado, o Chery Omoda 5 tem perfil ousado, que remete aos SUVs da Lexus. Já a traseira, com um “quê” de cupê, destaca as grandes lanternas que surgem na tampa do porta-malas e se espicham em direção às laterais.
O interior é menos ousado, com traços horizontais, acabamentos discretos e uma quase extinção dos botões físicos. O destaque vai para as duas telas no topo do painel. Nas versões mais baratas, o quadro de instrumentos tem 10,25 polegadas e, a central multimídia, 12,3 polegadas. Nas mais caras, ambas passam a ter 12,3 polegadas.