Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Fórmula 1 elétrica” inicia venda de ingressos para a etapa de São Paulo

Capital paulista receberá, em março de 2023, a primeira corrida da Fórmula E em solo brasileiro — com direito a carros ainda melhores

Por Eduardo Passos
14 out 2022, 07h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Principal competição de carros elétricos do mundo, a Fórmula E detalhou, nesta quinta-feira (13), seus planos para a cidade de São Paulo. A primeira corrida da categoria no Brasil ocorrerá no início do ano que vem e os ingressos já estão à venda. Além disso, um contrato para outras quatro edições foi firmado.

    Publicidade

    O e-Prix — como é chamado o grande prêmio da Fórmula E — de São Paulo acontece no dia 25 de março, no sambódromo do Anhembi. Segundo a prefeitura da capital paulista, o local foi escolhido por questões técnicas; além disso, há a possibilidade de aproveitar parte da estrutura de quando o Anhembi sediava corridas da Fórmula Indy.

    “Não há dinheiro novo no investimento da Prefeitura para realização do evento. O que tem da nossa parte é estrutura e logística. Vamos usar a estrutura que foi utilizada na Fórmula Indy”, disse o diretor-presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires. Segundo o executivo, a expectativa é que o evento gere impacto de US$ 120 milhões na cidade.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Imensa maioria dos circuitos são urbanos e bem mais curtos que equivalentes da Fórmula 1
    Imensa maioria dos circuitos são urbanos e bem mais curtos que equivalentes da Fórmula 1 (Divulgação/FIA)

    Melhor Fórmula E de todas?

    O primeiro lote de ingressos para o eP de São Paulo já está à venda, com preços que partem de R$ 187,50 (meia-entrada). Além da corrida, o bilhete dá direito a um pequeno festival que ocorrerá durante a competição. Sempre relacionados a tecnologia e sustentabilidade, os eventos incluem shows ao vivo, arena de videogames e outras opções de entretenimento.

    eP de São Paulo receberá os carros de terceira geração, mais leves e potentes
    eP de São Paulo receberá os carros de terceira geração, mais leves e potentes (Divulgação/FIA)

    Ao contrário de Interlagos e suas várias arquibancadas, o circuito do Anhembi terá assentos concentrados na reta principal, de modo que todos os lugares permitem ver a linha de chegada. Isso tem a ver com dimensão reduzida das pistas da Fórmula E, que costumam ter comprimento na casa de 2 km por conta da autonomia dos carros.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Sem a variação de altitude do icônico Autódromo de Interlagos, a pista da F-E se destacará por três grandes retas, conectadas por chicanes e curvas fechadas. São elementos ideais para aproveitar o novo regulamento da competição, que estreia na próxima temporada.

    Traçado do circuito paulistano de Fórmula E
    Traçado do circuito paulistano de Fórmula E (Divulgação/FIA)

    Os novos monopostos agora chegam aos 322 km/h e contam com frenagem regenerativa tão forte que os carros não trazem freios hidráulicos traseiros. O motor de 470 cv tem 95% de eficiência — alegadamente o mais eficiente do mundo.

    Publicidade
    Velocidade de Fórmula 1 em um mundo totalmente novo para os fãs das pistas
    Velocidade de Fórmula 1 em um mundo totalmente novo para os fãs das pistas (Divulgação/FIA)

    Ao todo, 22 pilotos correrão representando 11 equipes. Entre os brasileiros, há o mineiro Sérgio Sette Câmara defendendo a chinesa NIO 333 e Lucas Di Grassi, pela indiana Mahindra Racing. Di Grassi foi campeão da temporada 2016-17 da Fórmula E e afirmou ter sido quem mais lutou para levar a competição a São Paulo, superando um lobby para que a etapa brasileira ocorresse no Rio de Janeiro ou em Brasília.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.