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Ford vende fábrica de EcoSport e Ka para o governo da Bahia

Negociação pode facilitar o processo para que a BYD assuma a antiga fábrica da Ford para fabricar carros elétricos no Brasil

Por Rafael Sommadossi
14 ago 2023, 00h01

A Ford confirmou, na última sexta-feira (11) que fechou um acordo para a venda da sua fábrica de automóveis em Camaçari, na Bahia, para o governo do estado. A fabricante tratou a negociação como um processo de “reversão” e que posteriormente receberá uma indenização condizente com os valores de mercado.

A decisão marca um desfecho nas longas negociações sobre o destino da fábrica que até o início de 2021 fabricou EcoSport, Ka e Fiesta, e abre caminho para que a chinesa BYD assuma o espaço para fabricar carros elétricos no Brasil.

“A Ford e o Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para a reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”, afirmou a Ford em comunicado oficial.

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Antiga fábrica da Ford em Camaçari BA
Antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) (Reprodução/Internet)

O encerramento das discussões sobre o futuro da fábrica abre espaço para o governo da Bahia explorar novas oportunidades de negócios. Indícios apontam para a possibilidade da BYD se tornar a nova proprietária das instalações.

Recentemente, a BYD anunciou oficialmente seus planos de estabelecer três fábricas no Brasil. Entre elas sua primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos, com um investimento expressivo de R$ 3 bilhões em três anos.

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Os planos da BYD envolvem a produção de automóveis, caminhões e ônibus elétricos, além da montagem de baterias de lítio em Camaçari. Esse projeto será organizado em três células de produção: uma voltada para veículos elétricos de passeio, outra para veículos pesados (caminhões e ônibus) e uma linha de montagem de baterias de lítio, destinada também à exportação, aproveitando a infraestrutura portuária local.

O início da produção na nova unidade estaria programado para o segundo semestre de 2024. A fábrica tem o potencial de gerar cerca de 5.000 empregos diretos na região e terá capacidade inicial para fabricar 150.000 veículos por ano, com a possibilidade de alcançar até 300.000 veículos quando estiver operando em sua capacidade máxima.

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