Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford quer ter versão própria do Waze, e quem fornecerá dados é o seu carro

Fabricante avalia soluções urbanas de mobilidade, com carros elétricos compartilhados onde não há ônibus e análise de locais onde há congestionamento

Por Nelson dos Santos, de Las Vegas (EUA)
8 jan 2020, 16h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • FORD CES 1
    Ford mapeou todo o trânsito da cidade de Ann Arbor, próxima a Detroit, em Michigan, EUA (Divulgação/Ford)

    No futuro, é possível que seu automóvel dedure quando você der aquela freada forte para evitar uma batida ou um atropelamento. Mas não se preocupe, ele fará isso para melhorar a sua vida – na verdade, de todos.

    Uma mobilidade com mais qualidade apresentada pela Ford envolve o estudo do trânsito das grandes cidades usando dados produzidos pelos próprios automóveis da marca.

    A solução foi apresentada durante a CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    ford ces 2
    Zonas de maior conflito foram delimitadas no mapa (divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    “Usamos informações como frenagens intensas ou baixa velocidade média, cruzando com os dados de localização, para entender onde ficam os pontos mais críticos da cidade”, explica Bill Frykman, diretor de inovações em mobilidade da Ford.

    O executivo destaca que essas informações são coletadas somente com autorização do cliente, e que elas são feitas de forma anônima, sem vincular os dados a quem os produziu.

    Com isso a marca detectou diversos cruzamentos críticos no centro de Ann Arbor, cidade próxima a Detroit (ambas no estado de Michigan), onde ocorreram diversas frenagens bruscas e colisões de diferentes proporções.

    Essas informações alimentaram programas de inteligência artificial, que também fizeram uma análise completa do tráfego da cidade antes, durante e após os horários de pico.

    Continua após a publicidade
    FORD CES 3
    Ideia da marca é estender a tecnologia para outras cidades americanas, como Austin, Detroit e Indianapolis (Divulgação/Ford)

    Isso permitiu à Ford desenvolver estratégias para, em parceria com a prefeitura local, tentar mitigar áreas mais críticas da cidade.

    “Nossos estudos descobriram, inclusive, grandes áreas da cidade que não eram atendidas de forma adequada pelo transporte público”, conta Frykman.

    Para amenizar a questão, a Ford firmou parcerias e passou a ofertar veículos elétricos para até seis pessoas que cobrem percursos normalmente não atendidos pelos ônibus locais.

    Continua após a publicidade

    Segundo a Ford, os primeiros testes em Michigan foram um sucesso e a plataforma de análise também será aplicada em Austin, Indianápolis, Pittsburgh e Detroit.

    São Paulo tem versão tupiniquim

    Central Nissan Multi-App 2
    Em São Paulo, CET usa dados do aplicativo Waze para entender o trânsito (Reprodução/Internet)

    Não há como a empresa adotar o mesmo sistema no Brasil, já que os Ford do nosso mercado não possuem internet integrada ao sistema multimídia, um dos requisitos para alimentar a plataforma da companhia.

    Por outro lado, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) paulistana já vem usando os dados do Waze para entender problemas pontuais da capital ou mesmo atender mais rapidamente a acidentes ou interferências no trânsito.

    Continua após a publicidade

    Como ocorre com os carros da Ford, a coleta de dados do usuário do Waze é feita de forma anônima e usa elementos como horários que o motorista mais roda, velocidade e localização.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.