O Ka Concept, modelo que antecipa as linhas do futuro sucessor do Ka, foi mostrado oficialmente nesta quarta-feira, 13 de novembro, numa cerimônia organizada pela Ford em Camaçari (Bahia). Ao evento, compareceu William Clay Ford Jr., bisneto de Henry Ford, entre outros executivos do alto escalão da montadora.
Embora seja apresentado como carro-conceito, serão feitas poucas mudanças na versão definitiva, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2014. O Ka Concept é ligeiramente maior do que o modelo atual, traz a tão requisitada opção de quatro portas e deve oferecer mais espaço para os passageiros.
Segundo projeto global desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), o novo Ka substituirá, de uma vez só, os atuais Ka e Fiesta Rocam. Além do hatch, haverá também um sedã, que aposentará o Fiesta Rocam Sedan. Para isso, a fábrica de Camaçari terá sua capacidade ampliada para 300 mil unidades anuais.
O design do Ka Concept está alinhado com as últimas tendências de estilo da Ford. A frente traz a nova grade trapezoidal e faróis afilados, lembrando bastante o New Fiesta. De lado, o carro tem desenho mais comedido que seu irmão mais requintado, com uma linha de cintura ascendente parecida com a do Chevrolet Onix. Já a traseira tem lanternas que invadem as laterais e desenho mais limpo, especialmente na tampa do porta-malas.
O novo Ka deve ser oferecido em duas motorizações: uma inédita 1.0 de três cilindros (mas não da família EcoBoost) e possivelmente o Sigma 1.5 do New Fiesta, sendo esta segunda opção restrita às versões mais caras.