Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ford F-150 Responder: força bruta no combate ao crime

Veículo é a primeira picape com certificação de fábrica para perseguições policiais

Por Mateus Silveira 25 jul 2017, 17h38
Ford apresenta F-150 Police Responder nos EUA Divulgação/Ford

Nenhum país leva a sério o conceito de viatura policial como os Estados Unidos. A última dessa nobre linhagem é a picape Ford F-150 Police Responder.

Preparado para o asfalto ou a terra, o veículo vem com certificação de fábrica para perseguições – uma certificação (pursuit) obtida através de uma intensa bateria de testes feitos pelas polícias dos estados americanos. A F-150, por sinal, é a primeira picape a receber tal classificação.

Isso significa que sua mecânica (motor, transmissão, pneus, suspensão e freios) é dimensionada para a condução em alta velocidade, em altas temperaturas e superfícies irregulares, sem o risco de superaquecimento ou redução do desempenho de frenagem.

Equipado com um motor V6 3.5 EcoBoost biturbo de 375 cv e 65 kgfm a picape vem com tração 4×4 e câmbio automático de 10 marchas. Segundo a montadora, este é o veículo de polícia mais potente nos EUA.

Quem quiser escapar dela terá que acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos sete segundos – ou então ultrapassar os 160 km/h, que é o limite eletrônico de velocidade para as viaturas.

Console central tem espaço para equipamentos de comunicação Divulgação/Ford
Os bancos e o assoalho têm acabamento em vinil para facilitar a limpeza Divulgação/Ford
Continua após a publicidade

A picape foi baseada no modelo off-road F-150 FX4, que já traz suspensão reforçada. Para aguentar ainda mais o tranco, a viatura recebe uma barra estabilizadora mais rígida, além de freios com maior resistência ao fading e pneus reforçados com kevlar.

A carroceria é reforçada com aço de alta resistência (lembrando que a geração atual da F-150 possui carroceria feita de alumínio, para aliviar o peso). Na cabine dupla foi utilizada uma liga de alumínio de grau militar.

O para-choque dianteiro é reforçado com um enorme quebra-mato para possíveis choques da picape contra veículos em fuga.

F-150 Police Responder tem tração 4×4 e para-choque reforçado para possíveis colisões Divulgação/Ford

O engate traseiro tem capacidade para rebocar nada menos que 3,1 toneladas. “Além da sua capacidade de perseguição na estrada, a picape pode atuar em serviços de patrulha off-road em ambientes rurais ou nas extensas fronteiras”, afirma Stephen Tyler, gerente de marketing para veículos policiais da Ford.

A picape consegue rebocar até 3,1 toneladas Divulgação/Ford

A F-150 Responder deve começar a concorrer nas dezenas de licitações para órgãos de segurança federais, estaduais e municipais nos EUA. As expectativas de vendas não são nada modestas: em 2016, a Ford vendeu nada menos que 43.000 viaturas – e quer aumentar o número em 2017.

Continua após a publicidade

Publicidade