Se a Ford F-150 chama atenção no Brasil pelo seu jeitão de carro de luxo em corpo de picape grande, fique sabendo que nos Estados Unidos tem versões mais ‘raiz’, que fazem a versão Platinum parecer uma criança mimada.
Estamos falando das novas F-150 Raptor e Tremor, as versões mais esportivas e off-road da picape, que também passaram por atualizações e mudanças visuais para a linha 2024.
A Raptor, mais conhecida, tem preparação para o uso em áreas mais desérticas ou em um off-road de velocidade, enquanto a Tremor é ideal para vida “em campos de milho, em pistas empoeiradas, pântanos lamacentos e em trilhas cobertas de pedras”, como explicou a montadora.
Raptor e Raptor R
A F-150 está disponível em duas variantes, a padrão e a R. A principal diferença entre as duas está sob o capô. Para a versão mais básica, a Ford optou por manter o já conhecido V6 EcoBoost de 456 cv e 70,51 kgfm. Enquanto a F-150 Raptor R terá o V8 5.2 supercharged, que infelizmente, não teve seus números revelados ainda, mas que deve ter pelo menos 709 cv e 88,48 kgfm, como no modelo 2023.
Na aparência, a dianteira segue com o nome da Ford estampado em uma fonte bem grande, que ocupa toda a grade. Os faróis e as luzes adicionais foram mantidas no mesmo padrão, o que mudou é que todo o conjunto ganhou uma máscara preta. A Raptor R ainda tem um domo no meio do capô, que deixa o visual ainda mais agressivo.
O para-choque dianteiro também está com visual novo, mas só nos modelos com pneus de 37 polegadas. Mas a mudança não é apenas estética. De acordo com a montadora, o design do novo para-choque modular ajuda a expor mais as rodas dianteiras, melhorando seu desempenho em terrenos acidentados, se comparado com o modelo não modular.
Os novos para-choques também trazem algumas regalias a mais, como uma fixação de barra de luz e ganchos de reboque forjados padrão na frente, muito mais largos do que o para-choque não modular.
Além do para-choque, a picape também estreia os novos amortecedores Fox Dual Live Valve. Eles vem com novos controles de compressão sensível à posição e de recuperação continuamente variáveis. Essas modificações permitem melhor adaptação do amortecimento para adequar o controle da carroçaria ao ambiente, através de algoritmos desenvolvidos pela Ford Performance. Ou seja, os sistemas ajustam-se centenas de vezes por segundo, adaptando a resposta às constantes mudanças do terreno.
Para complementar sua capacidade off-road, a F-150 ainda vem equipada com sistema de gerenciamento de terreno com sete modos de direção selecionáveis, Standard Trail Control, que funciona como controle de cruzeiro para condução em baixa velocidade e condução one pedal, semelhante ao dos elétricos.
Ford F-150 Tremor
A Tremor logo de cara já mostra pra que veio. A grade “Coast-to-Coast” vai de uma ponta a outra do capô, sendo a mais chamativa de toda a linha, especialmente por ter uma barra laranja cortada pelo logo da Ford. E, assim como a Raptor, também tem para-choque modular como opcional.
Além desse, a Tremor também está disponível com outros opcionais como uma barra de iluminação e um kit com um guincho WARN de 12.000 libras. De acordo com a marca, a Ford Performance disponibilizará outros acessórios para a picape em breve.
Diferente da Raptor, com seus decalques e estilo próprio que misturam preto e vermelho, com uma pegada mais animalesca, a Tremor tem seu próprio estilo, composto por adesivos em tons laranja e estribo exclusivo, que passam um ar de maior robustez.
Sob o capô, ela traz um motor bem conhecido. É o V8 5.0 Coyote, o mesmo do Mustang Mach-One e das F-150 que vêm para o Brasil, que produz 405 cv e 70,51 kgfm.
Ainda não há informações sobre o preço das F-150 Raptor e Tremor e as vendas estão programadas para o começo de 2024. Assim como as versões híbridas, essas off-roads também podem aparecer aqui no Brasil.