Ford Edge L é novo SUV de sete lugares e quase um metro de telas no painel
Nova geração do utilitário é exclusiva da China e, além de muito luxo e espaço, repete a fórmula da Ford que parece agradar ao consumidor local
Ser um dos maiores mercados do mundo (e ainda ter consumidores com gostos específicos) permite à China ganhar modelos que não chegam, por exemplo, aos Estados Unidos. Depois do elogiado Mondeo, agora é a vez do Ford Edge L ser apresentado como uma dessas exclusividades.
O utilitário chegou a ser vendido no Brasil até 2021, mas, no país asiático, chega a nova geração e traz diferenças que incluem três fileiras e outros destaques locais, como a gigantesca central multimídia de ponta a ponta do painel — quase uma marca registrada da Ford no país.
Outras inovações incluem a dianteira, que ostenta desenho bem criativo das luzes no qual uma tira de leds percorre toda a ponta do capô, se unindo a outras tiras sobre o alojamento dos faróis. Esses, obviamente full-led, ficam sob uma peça levemente fumê, que os disfarça e destaca as DRLs horizontais.
A traseira segue aspectos em alta no mundo todo, como a régua horizontal em tons escuros que se mistura, novamente, a leds que funcionam como lanterna. Ao mesmo tempo, as peças que ficam na carroceria do utilitário lembrar, em seu formato, o que é usado em modelos bem mais populares, como a F-150.
Ainda que tenha 5,0 m de comprimento, 1,96 m de largura e 2,95 m de entre-eixos, o Edge L sequer é o maior SUV da marca no país, se situando logo abaixo do maioral Equator. Não quer dizer, entretanto, que os sete ocupantes vão mal: a fileira de três assentos é a terceira, permitindo que a fila do meio traga cadeiras ao estilo “capitão”, com apoio de braço e maior espaço.
O painel, claro, traz a tela 4K de impressionantes 27’’, completada pelo quadro de instrumentos também nada modesto, mas com “apenas” 12,3’’. Bem à chinesa, o console central tem dois andares, o seletor de marcha se assemelha a um joystick e há comodidades como head-up display, quatro bancos reclináveis, ar-condicionado em três zonas, som Hi-Fi, e nível de automação veicular 2+.
Em termos mecânicos, o Ford Edge L mais barato traz o bem conhecido motor Ecoboost 2.0 turbo, usado aqui no Ford Bronco e na Maverick. Na China, o propulsor rende 252 cv e 38,5 kgfm. Também há uma opção híbrida convencional, com números combinados de 275 cv e 41,3 kgfm, além de tração integral.
É provável que ambas as versões do Edge L entrem em venda já no primeiro semestre. Não há, entretanto, planos para que o SUV seja vendido fora da China. Caso siga outros lançamentos recentes, a Ford até pode lançá-los em mercados como o Oriente Médio.