Ford EcoSport Titanium 2.0 2012
Modelo top de linha conta com detalhes cromados e conteúdo exclusivo
Nem só da versão FreeStyle vive a nova geração do EcoSport. Além da configuração aventureira, o jipinho urbano criado sobre a plataforma do New Fiesta vai das versões de entrada, S e SE, ambas de visual simplório, até a topo de linha e de visual requintado, Titanium, aqui apresentada.
Completa, a versão é externamente identificada pelos detalhes cromados na grade frontal e pelas rodas de liga leve de desenho exclusivo. A Titanium também se diferencia da FreeStyle por não contar com a pintura cinza no centro dos para-choques.
Mas é na cabine que o Eco Titanium se mostra, de fato, superior. Para começar, traz de série o pacote que é opcional na FreeStyle, com revestimento de couro e airbags laterais e do tipo cortina. No painel (bicolor), o destaque é o ar-condicionado digital.
No uso cotidiano, o motorista do Titanium descobrirá e se beneficiará de outros detalhes exclusivos. A chave é do tipo presencial: com ela no bolso, você abre a porta – por meio de um botão na maçaneta – e liga ou desliga o motor também por meio de uma tecla, no painel. Limpador de para-brisa e faróis podem ser acionados automaticamente e o retrovisor interno, eletrocrômico, escurece para não ofuscar a visão do motorista.
EcoSport Titanium ou Freestyle?
Em movimento, o Eco Titanium tem o mesmo comportamento da versão FreeStyle 2.0.A direção com assistência elétrica, apesar de muito leve nas manobras, tem boa progressividade, ganhando peso conforme a velocidade aumenta. A suspensão, com acerto firme, garante uma dinâmica agradável: em curvas de raio longo a carroceria não inclina muito, e ao menor sinal de rolagem entram em cena os controles de estabilidade e tração.
Com preço sugerido de 70 190 reais, o EcoSport Titanium custa 4000 reais mais que um FreeStyle 2.0 completo. Uma versão Titanium com motor 1.6, mais barata, poderia ser melhor negócio – entenda o porquê lendo o comparativo.
VEREDICTO
A nova geração do Eco tem pacote de equipamentos generoso desde as versões de entrada, o que tira um pouco do brilho da top Titanium.