Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Ford e Stellantis podem salvar a Nissan se comprarem tecnologia e-power

A tecnologia híbrida em série da Nissan, presente no Kicks e em breve no Rogue, pode ser adotada por Ford e Stellantis em novos projetos nos Estados Unidos

Por Cristiane Barreto
13 out 2025, 13h20
2024-Nissan-Rogue-10s-2048x1152
Nissan Rogue (Divulgação/Nissan)
Continua após publicidade

A Nissan vive uma de suas fases financeiras mais delicadas no cenário global. A montadora japonesa, que já teve posição de destaque na eletrificação, agora enfrenta o risco de ficar para trás em relação à concorrência. Para evitar um futuro de incertezas, a empresa aposta em um movimento ousado: negociar com Ford e Stellantis o uso de sua tecnologia e-Power, sistema híbrido em série que já equipa o Kicks em alguns mercados. Ele deve estrear nos Estados Unidos em 2026 no Nissan Rogue.

A proposta da marca é oferecer não apenas a tecnologia, mas também a própria plataforma CMF-C/D, já adaptada ao sistema, para que as concorrentes pudessem utilizá-la em seus modelos de maneira quase imediata. As conversas, segundo informações do Autonews, avançam em sigilo, mas revelam um quadro de fragilidade da marca japonesa, que busca apoio externo para manter relevância em um mercado dominado por gigantes.

2024-Nissan-Rogue-4-2048x1366
Nissan Rogue (Divulgação/Nissan)

O e-Power é, na prática, uma solução intermediária entre carros híbridos convencionais e veículos elétricos. Ele funciona como um REEV (Range Extended Electric Vehicle): o motor a combustão, no caso um 1.2 aspirado de três cilindros, não tem qualquer ligação mecânica com as rodas.

Sua única função é gerar energia elétrica para recarregar as baterias que alimentam os motores elétricos, estes sim responsáveis pela tração. Dessa forma, o carro mantém a experiência de condução de um elétrico, mas sem a dependência de recargas externas.

Continua após a publicidade
Condução autonoma sistema Nissan
Nissan Rogue (Divulgação/Nissan)

Diferente de outros híbridos de autonomia estendida, o e-Power não permite recarga plug-in. Ou seja, o condutor não pode ligar o carro na tomada para carregar as baterias. O resultado é a necessidade de usar baterias menores — variando de 1,57 kWh a 2,06 kWh — que garantem eficiência, mas limitam a autonomia elétrica.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A Ford está buscando diversificar seu portfólio eletrificado nos Estados Unidos, e a Stellantis já possui experiência semelhante nos modelos da chinesa Leapmotor, mas estaria inclinada a adotar o layout da Nissan no mercado norte-americano. A expectativa é que, no Rogue, o sistema seja redimensionado para atender às demandas de um SUV maior, com baterias mais robustas e motores elétricos de maior potência.

No Kicks vendido fora do Brasil, há uma versão de tração dianteira com 131 cv e outra integral, que adiciona um motor elétrico de 68 cv no eixo traseiro. Para o mercado norte-americano, onde SUVs médios como o Rogue enfrentam concorrência acirrada, a tendência é de que a potência aumente para acompanhar rivais que já oferecem híbridos plug-in e elétricos.

Nissan Leaf
Novo Nissan Leaf (Divulgação/Nissan)

A Nissan tem tradição na eletrificação — o Leaf, por exemplo, foi um dos primeiros elétricos de massa do planeta —, mas perdeu terreno com o avanço de Tesla, BYD e até da própria Toyota no campo dos híbridos. Ao abrir sua tecnologia para concorrentes, a Nissan pode garantir fluxo de caixa e relevância de mercado, mas também corre o risco de ver suas inovações diluídas em portfólios de rivais mais fortes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.