Os planos da Ford para reforçar sua presença entre os SUVs seguem fortes.
Durante encontro com jornalistas, o presidente da Ford para a América do Sul, Lyle Waters, reforçou o lançamento do Territory no Brasil em 2020 e deu esperanças sobre o início da eletrificação dos SUVs da marca.
De acordo com Waters, a chance do Brasil receber o novo Escape Plug-in Hybrid é bem grande. Já o recém-apresentado Mustang Mach-E também está nos planos, mas será preciso esperar a demanda inicial pelo SUV elétrico passar.
O Mustang Mach-E foi revelado no último domingo, mas só começará a chegar às ruas dos Estados Unidos e Europa no final de 2020.
Contudo, algumas das versões que já podem ser encomendadas agora mediante um sinal de 500 dólares só serão entregues no final de 2021.
A situação do Escape Plug-in é diferente. A versão sequer foi apresentada nos Estados Unidos, o que está previsto para acontecer no segundo trimestre de 2020.
Por enquanto, a linha 2020 do Escape inclui apenas a versão híbrida convencional. Esta usa dois motores elétricos para auxiliar o motor 2.5 de ciclo Atkinson a gasolina, resultando em potência máxima de 202 cv. Cabe ao próprio carro recarregar a pequena bateria de lítio de 1,1 kWh, seja usando o motor a gasolina ou as frenagens.
O híbrido plug-in terá bateria maior, de 14,4 kWh, que também poderá ser recarregada em tomadas. Além disso, o Escape Plug-in será capaz de percorrer até 48 km em modo elétrico. Isso justifica o incremento na potência do motor elétrico, que eleva a potência combinada aos 212 cv.
Ele ainda conta com um seletor de modo de uso, que permite ao motorista escolher por rodar apenas no modo elétrico, apenas no modo à combustão ou no modo automático, deixando para o sistema avaliar qual a melhor opção em razão da disponibilidade de energia.
O que é o Ford Escape?
QUATRO RODAS esteve na apresentação da quarta geração do Escape, em março. Hoje o SUV médio é baseado no mesmo projeto do novo Focus vendido na Europa – quem também serviu de inspiração para o design.
Comprimento (4,58 m) e entre-eixos (2,71 m) são exatamente os mesmos do Ford Territory, mas a mecânica híbrida e a própria origem (é fabricado nos Estado Unidos) farão com que o Escape preencha a lacuna entre o chinês Territory e o canadense Edge.
Mais do que isso, ele se poderia muito bem atuar como “substituto” do Fusio Hybrid, visto que o futuro do sedã ainda é nebuloso.
Há outras duas outras opções de motor turbo a gasolina: 1.5 (183 cv) e 2.0 (253 cv), ambos da família EcoBoost.
Entre os equipamentos estão um sistema de assistência a manobras evasivas, que ajuda o motorista a desviar de um obstáculo aumentando a força aplicada ao volante, estacionamento autônomo, ar-condicionado dual-zone, teto solar e sistema de som hi-end da marca Bang&Olufsen.