Fiat Titano 2026 inicia produção na Argentina e ganha novo motor diesel
Além da troca de motor, ficou mais segura com pacote ADAS e direção elétrica; estreia nas concessionárias acontecerá em junho

Faz pouco mais de um ano que a Fiat Titano foi lançada no Brasil e ela já vai mudar consideravelmente. A produção no Uruguai foi encerrada, transferida para a fábrica da Fiat em Córdoba (Argentina), parte de um projeto maior que dará origem a algumas variantes da caminhonete, como uma versão da Ram.
A picape começou a ser feita hoje (13) no complexo argentino, com lançamento comercial marcado para junho, quando irá substituir as unidades uruguaias no estoque das concessionárias. O investimento de US$ 385 milhões foi feito para que a fábrica passe a montar picapes para toda a América Latina, em uma estratégia semelhante a maioria de suas rivais – Toyota Hilux, Ford Ranger e Volkswagen Amarok também são feitas no país vizinho.

É uma adição importante para Córdoba. A fábrica da Fiat atualmente produz somente o sedã Cronos. Embora suas vendas tenham crescido consideravlemente nos últimos anos, não é o suficiente para sustentar toda a operação.
Pode ser uma boa notícia para a Fiat, mas não é tão animadora assim para quem já comprou a Titano neste primeiro ano de mercado. O motor 2.2 turbodiesel BlueHDi compartilhado com a Ducato sairá de cena, substituído pelo 2.2 turbodiesel Multijet que equipa a Ram Rampage, Fiat Toro e o Jeep Commander.
A diferença é bem clara. Enquanto o motor anterior entregava 180 cv e 40,8 kgfm, o novo 2.2 gera 200 cv e 45,9 kgfm, uma diferença de 20 cv e 5,1 kgfm. Além de ser mais potente e prometer mais eficiência, ajudará a Fiat de outra forma, aumentando a demanda pelo propulsor e justificando sua futura produção na Argentina.
Para acompanhar o motor, a Fiat também trocou a transmissão, deixando de lado a caixa automática de seis marchas com conversor de torque para adotar uma de oito posições fornecida pela ZF. Ainda terá uma opção manual de seis marchas para as versões de entrada
A empresa já divulgou alguns números. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 9,9 segundos, 2,5 s a menos do que o modelo antigo. O consumo na estrada passou de 9,3 km/l para 10,9 km/l, enquanto o urbano foi de 8,6 km/l para 9,9 km/l.
Emanuelle Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, afirma que a Titano mudará bastante em comparação à atual, incluindo a suspensão, um de seus pontos fracos atualmente. Cappellano promete que a mudança na dinâmica é “expressiva”.
Trocou a direção hidráulica por elétrica, permitindo adicionar uma série de assistências à condução como frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa. Isto ajudará a deixar a picape um pouco mais competitiva. Os preços ainda não foram revelados pela empresa, o que acontecerá apenas no lançamento.

Teve uma mudança visual bem específica. O para-choque recebeu um retângulo preto, onde fica posicionado o radar dianteiro utilizado pelos sistemas ADAS.
A Titano é parte do Projeto KP1, com a meta de produzir picapes na Argentina. A versão da Fiat é apenas a primeira, pois a tão esperada picape média da Ram virá no futuro, modelo que já existe no México e que foi batizado como Ram 1200. A fabricante tem dito que é uma “família de produtos”, sem dar mais detalhes. A outra variante existente é a Peugeot Landtrek, porém esta já foi descartada.