Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Strada: veja o que melhorou (ou piorou) na nova geração

Nova geração da Strada tem avanços importantes e traz mais modernidade ao modelo, mas geração antiga pode deixar saudades nos donos da nova

Por Igor Macário
17 jul 2020, 20h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Strada
    Lado a lado, as versões de entrada e top de linha da nova geração da picape mais vendida do Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quase 25 anos depois do lançamento da primeira Strada, a Fiat enfim revelou uma geração inteiramente nova. Embora a antiga ainda servisse (e continuará servindo) muito bem para o trabalho, a picapinha carecia de modernidade e principalmente, segurança.

    Mas você deve estar se perguntando se a nova Strada é realmente tão melhor assim do que a antiga, e para isso, fizemos uma listinha das principais diferenças entre os dois modelos. E principalmente, se vale a troca pela nova.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Bem, a nova Strada melhorou bastante. Mesmo assim pode deixar os donos da antiga com saudades de alguns itens.

    Fiat-Strada-Volcano-2020
    Portas traseiras convencionais facilitam acesso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Entre os pontos positivos da nova geração, a Strada ganhou itens importantes como ESP e air bags laterais, nunca oferecidos no modelo antigo. A estrutura também é mais moderna, o que se traduz em mais segurança para os ocupantes em caso de acidentes. Segundo a Fiat, a rigidez torcional melhorou 10%.

    Continua após a publicidade

    A outra melhoria óbvia são as quatro portas da versão cabine dupla. Agora a Strada ficou mais parecida com um compacto normal, com uso do banco traseiro facilitado pelas portas convencionais.

    A antiga usava uma solução paliativa, com uma porta de abertura invertida, apenas do lado do passageiro. Além disso, o espaço na segunda fileira, diminuto na Strada antiga, cresceu bastante na nova e agora permite um uso mais pleno.

    stradaadventureestudio009
    Maçaneta de abertura da terceira porta está escondida na coluna B falsa (Divulgação/Fiat)

    O visual também está mais moderno e a Stradinha ganhou itens “bacanas” como faróis de leds na versão de topo e uma central multimídia própria, ante a com ares de acessório chinês usada na picape antiga.

    Continua após a publicidade

    Além disso, embora a Strada permaneça com os mesmos 4,47 m de comprimento, há mais espaço também na caçamba. A versão cabine dupla pulou de 650 litros para 844 litros de volume. A capacidade de carga, no entanto, permaneceu nos 650 kg.

    Fiat-Strada-Endurance-2020
    Strada cabine Plus leva 1.354 litros e 720 kg na caçamba (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É na versão com cabine simples, porém, onde o modelo antigo se mostra ligeiramente superior. Na nova geração, a Fiat “uniu” as antigas versões de cabine simples e estendida numa única configuração de carroceria, intermediária entre as duas.

    A nova picape leva mais volume e peso do que as duas antigas, com 1.354 litros e 720 kg, e tem cabine maior do que a antiga simples. Mas o espaço interno ainda é cerca de metade do oferecido pela antiga cabine estendida, o que pode fazer a diferença para quem costumava levar mais itens a salvo no interior da picape do que solto na caçamba.

    Continua após a publicidade

    A antiga cabine estendida levava até 685 kg na caçamba, com a simples chegando a 705 kg.

    O que a antiga Strada também não tinha era sistema de molas para aliviar o peso da tampa da caçamba. Esse sistema, presente na nova, facilita a abertura e o fechamento do compartimento.

    Fiat-Strada-Endurance-2020
    Vão na cabine Plus é menor do que antiga cabine estendida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outro ponto que os donos do modelo antigo podem reclamar está sob o capô. Agora, a Strada mais potente tem 109 cv, extraídos do motor 1.3 litro usado também em Argo e Cronos. A antiga versão de topo Adventure usava um valente 1.8 16v de mais saudáveis 132 cv.

    Continua após a publicidade

    Embora mais antigo, o 1.8 levava a antiga Strada de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, ante 12,4 segundos da nova 1.3, de acordo com dados da montadora. A Strada Volcano até é ligeiramente mais leve do que a antiga Adventure, mas a diferença no desempenho é notável.

    Fiat Strada Hard Working 1.4 2014
    Antiga Strada continua à venda em versões de entrada (Divulgação/Fiat)

    Além disso, quem usava a picape em terrenos arenosos poderá sentir falta do Locker, o bloqueio mecânico do diferencial acionado por um botão no painel. Agora, o bloqueio é feito de forma eletrônica, usando os sensores do ESP e os freios. O sistema é engenhoso e funciona, mas pode não ter a mesma efetividade do antigo em situações mais complicadas.

    Em todo caso, a nova Strada representa um avanço e tanto para a Fiat, além de marcar o fim (quase) definitivo de todos os modelos ainda baseados na plataforma do primeiro Palio.

    Continua após a publicidade

    O “quase” é porque a Strada antiga continua à venda, como opção de entrada, já longe do prestígio de outrora.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

    Fiat Strada: veja o que melhorou (ou piorou) na nova geração
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.