Fiat Strada obtém apenas uma estrela no teste do Latin NCAP
Impacto frontal mostrou estrutura instável e os airbags laterais apresentaram acionamento incorreto e tamanho reduzido, contribuindo para a avaliação ruim
A Fiat Strada, o carro mais vendido do Brasil, obteve resultados decepcionantes nos testes de colição realizados pelo Latin NCAP.
A terceira rodada de resultados de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi lançada hoje (20) e a picape Fiat Strada obteve apenas uma estrela em segurança.
O resultado, tanto para versão cabine simples quanto para cabine dupla, foi de apenas uma estrela devido à estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões no impacto traseiro e falta de tecnologias de assistência à segurança.
A versão com cabine simples, equipada com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESC) alcançou 47,47% de proteção ao ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.
Já a opção com cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.
O impacto frontal mostrou uma estrutura instável, bem como uma estrutura instável na área dos pés.
No crash lateral, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, afetando negativamente o resultado do impacto lateral.
Segundo o Latin NCAP, este desempenho do airbag lateral demonstra ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada, como era anteriormente o caso de outros modelos como o Renault Sandero/Logan/Stepway.
A proteção contra chicotada cervical (whiplash), mais conhecido como efeito chicote, mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, enquanto mostrou proteção pobre para o assento da picape com cabine simples.
Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste.
A proteção dos ocupantes crianças foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização isofix. E também pela indisponibilidade quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.
A proteção para pedestres mostrou uma proteção pobre na parte superior da perna. A falta de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistemas de suporte de pista (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de limitação de velocidade explicam a baixa pontuação em aspectos de sistemas de assistência à segurança. A versão de cabine simples também carece de aviso de cinto de segurança (SBR) no banco do passageiro.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica dos modelos em equipamentos de segurança passiva. Quando os resultados mostram desempenhos preocupantes, o Latin NCAP pergunta ao fabricante sobre planos potenciais para melhorar o modelo e corrigir os problemas particulares. Fiat (Stellantis), segundo a organização, ainda não respondeu formalmente às perguntas do Latin NCAP a este respeito.
“A Fiat mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, EUA e Austrália. Stellantis, juntamente com a General Motors e Volkswagen, é um dos três fabricantes com instalações de testes de colisão na região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.