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Peugeot 208 conquista apenas duas estrelas em novo teste do Latin NCap

Compacto poderia ter um resultado muito melhor caso oferecesse de série os airbags laterais para a proteção das cabeças dos passageiros dianteiros

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 dez 2021, 18h25

O Latin NCap divulgou os resultados de uma nova rodada de testes de impacto. Nela, o Peugeot 208 conquistou duas estrelas, enquanto o Hyundai Tucson, produzido na Coréia do Sul e que não é vendido aqui, zerou na pontuação.

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O grupo Stellantis ainda sofre dos maus resultados obtidos no início do mês de dezembro por Fiat Argo e Cronos, que zeraram nas provas de impacto. O Latin NCAP seguem um novo protocolo mais rígido desde o fim de 2020.

O compacto atingiu 51,53% na proteção para adultos, 54,92% para crianças, 54,13% para pedestres e 55,81% em sistemas de assistência à segurança.

Peugeot 208
(Latin NCap/Divulgação)

O 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS). De acordo com o Latin NCap, o modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. 

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A proteção contra chicotada cervical também foi considerada boa, no entanto, a estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. Além disso, a falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. 

Peugeot 208
(Latin NCap/Divulgação)

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCap incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, afirma Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

O desempenho da proteção do ocupante infantil também ficou abaixo das expectativas. O veículo teve pontuação baixa devido à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro, além de problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Além disso, durante o teste dinâmico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posição, afetando a proteção da cabeça do dummy que simula uma criança de três anos, o que também poderia levar a uma redução de pontos. Porém, essa questão do encosto foi resolvida pela própria Peugeot e o modelo foi reavaliado. 

Nessa nova avaliação, o encosto do banco permaneceu em posição durante todo o teste, resultando em melhor pontuação para proteção dos ocupantes infantis. 

Segundo o orgão independente, é provável que, com a proteção lateral padrão da cabeça, o resultado geral seja drasticamente melhorado. O Latin NCap ofereceu a Peugeot para testar versões mais bem equipadas do 208, mas a fabricante rejeitou a oferta.

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