Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Peugeot 208 conquista apenas duas estrelas em novo teste do Latin NCap

Compacto poderia ter um resultado muito melhor caso oferecesse de série os airbags laterais para a proteção das cabeças dos passageiros dianteiros

Por Isadora Carvalho 10 dez 2021, 18h25

O Latin NCap divulgou os resultados de uma nova rodada de testes de impacto. Nela, o Peugeot 208 conquistou duas estrelas, enquanto o Hyundai Tucson, produzido na Coréia do Sul e que não é vendido aqui, zerou na pontuação.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O grupo Stellantis ainda sofre dos maus resultados obtidos no início do mês de dezembro por Fiat Argo e Cronos, que zeraram nas provas de impacto. O Latin NCAP seguem um novo protocolo mais rígido desde o fim de 2020.

O compacto atingiu 51,53% na proteção para adultos, 54,92% para crianças, 54,13% para pedestres e 55,81% em sistemas de assistência à segurança.

Peugeot 208
Latin NCap/Divulgação

O 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS). De acordo com o Latin NCap, o modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. 

A proteção contra chicotada cervical também foi considerada boa, no entanto, a estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. Além disso, a falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. 

Continua após a publicidade

Peugeot 208
Latin NCap/Divulgação

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCap incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, afirma Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

O desempenho da proteção do ocupante infantil também ficou abaixo das expectativas. O veículo teve pontuação baixa devido à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro, além de problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Além disso, durante o teste dinâmico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posição, afetando a proteção da cabeça do dummy que simula uma criança de três anos, o que também poderia levar a uma redução de pontos. Porém, essa questão do encosto foi resolvida pela própria Peugeot e o modelo foi reavaliado. 

Nessa nova avaliação, o encosto do banco permaneceu em posição durante todo o teste, resultando em melhor pontuação para proteção dos ocupantes infantis. 

Segundo o orgão independente, é provável que, com a proteção lateral padrão da cabeça, o resultado geral seja drasticamente melhorado. O Latin NCap ofereceu a Peugeot para testar versões mais bem equipadas do 208, mas a fabricante rejeitou a oferta.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)