A Ferrari surpreendeu o mundo ao revelar um novo modelo às vésperas do Salão de Frankfurt. A Portofino estreia com a missão de substituir a California T no posto de carro de entrada da gama.
Equipada com o motor 3.9 V8 biturbo utilizado anteriormente na própria California T, a Portofino tem 600 cv e torque máximo de 77,4 mkgf entre 3.000 rpm e 5.200 rpm.
Dados divulgados pela Ferrari indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima na casa dos 320 km/h.
A fabricante afirma que o motor V8 ganhou novas bielas e pistões, além de um coletor de admissão redesenhado. A Ferrari também instalou um coletor de escape integrado ao cabeçote para eliminar o famoso “turbo lag” e entregar respostas mais rápidas ao acelerar. O ganho de potência é de 40 cavalos em relação à California T.
Outra mudança importante e simbólica é a substituição da direção com assistência hidráulica pela elétrica, seguindo a tendência já adotada por boa parte dos fabricantes de superesportivos. A Ferrari diz que o novo sistema tem relação 7% mais direta que o anterior.
O novo modelo traz também a terceira geração do sistema de diferencial eletrônico traseiro integrado ao controle de tração, uma atualização nos amortecedores magnéticos e um chassi feito inteiramente de alumínio.
Assim como a California T, a Portofino sai de fábrica com uma capota rígida retrátil.
O elegante interior aparenta ser mais intuitivo do que sua antecessora e possui o mesmo volante utilizado na 812 Superfast e na GTC4 Lusso. Deste último modelo vem também a tela do sistema de entretenimento a bordo.
Novas informações e imagens devem ser liberadas pela Ferrari no Salão de Frankfurt, que acontecerá em setembro na Alemanha.