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Ferrari 812 Superfast: o passado e o futuro dos GTs italianos

Sem sobrealimentação, motor V12 é o mais potente da história da Ferrari

Por Diego Dias - 16 fev 2017, 16h19

Ferrari 812 Superfast na posição 3x4 de frente

A Ferrari apresentou a sucessora da F12berlinetta: a nova 812 Superfast. Com visual que lembra bastante as linhas gerais de sua antecessora, ela dá continuidade à linhagem de Gran Tourers da marca italiana, junto com a F12tdf, lançada no final de 2015. O novo carro será apresentado ao público oficialmente no Salão de Genebra, em março.

Sob o capô, os puristas vão se alegrar ao saber que ali há um V12 naturalmente aspirado, que teve a litragem aumentada para 6,5 litros (ante o antigo 6.3 da F12), gerando 800 cv a 8.500 rpm e 73,2 mkgf de torque a 7.000 rpm. Trata-se do V12 mais potente já feito pela Ferrari – no portfólio da marca, ela só fica atrás da híbrida LaFerrari e seus 963 cv.

Ferrari 812 Superfast na posição 3x4 de traseira

Esse nível de desempenho foi alcançado graças ao uso de um sistema de injeção direta de alta pressão (350 bar) e coletores de geometria variável – esta última tecnologia é uma herança dos trabalhos da Ferrari na Fórmula 1, quando a categoria ainda empregava motores aspirados.

A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas que despeja os 800 cv no eixo traseiro. Isso pode soar meio vintage, mas na realidade a 812 emprega o máximo de tecnologia: há um sistema de esterçamento nas quatro rodas, um modo drift aprimorado e, pela primeira vez na história da marca, um sistema de direção com assistência elétrica.

Ferrari 812 Superfast de perfil

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A Ferrari garante que dessa vez ficou satisfeita com o nível de feedback da direção elétrica, integrando-a com todos os outros controles eletrônicos do carro para melhorar as reações e a segurança ao volante.

Na aceleração de 0 a 100 km/h, a 812 Superfast seria capaz de marcar 2,9 segundos antes os 3,1s da F12, enquanto a velocidade máxima atingirá 340 km/h. O peso a seco é de 1.525 kg, com distribuição de 47% na dianteira e 53% na traseira.

Ferrari 812 Superfast de frente
Divulgação/Ferrari

Concebida pelo Centre Stile Ferrari, o visual da 812 Superfast é uma evolução da F12berlinetta. O design fastback traz elementos da clássica 365GTB4 de 1969. A carroceria totalmente nova se destaca pelos faróis com novo formato bumerangue e pelas inúmeras entradas e saídas de ar (inclusive um par bem próximo dos faróis) que atuam ativamente na aerodinâmica.

Ferrari 812 Superfast traseira

A traseira retoma as tradicionais quatro lanternas redondas (semelhantes aos da GTC4Lusso), bem como um spoiler integrado e quatro saídas de escape.

A cabine foi discretamente remodelada, trazendo uma evolução da F12 com novo volante, saídas de ar reposicionadas e novos botões do ar-condicionado, deixando o visual mais limpo, sem perder a agressividade e o ar tecnológico das Ferrari atuais.

Ferrari 812 Superfast cabine

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