Feita no Brasil, Ram Rampage começa a ser exportada para a Europa
Picape feita em Goiana (PE) desembarca no continente europeu nas versões R/T 2.0 turbo de 272 cv e Rebel 2.2 turbodiesel de 200 cv
Após uma rápida apresentação, a Stellantis iniciou oficialmente a exportação da Ram Rampage para o mercado europeu. A picape, primeiro veículo da marca totalmente desenvolvido e produzido fora da América do Norte, começa a cruzar o Atlântico para mudar totalmente a estratégia no Velho Continente.
Atualmente, a marca opera na Europa em parceria com a importadora KW Auto, mas suas picapes grandes, como a 1500, têm vendas muito limitadas. O porte exagerado simplesmente não condiz com as estradas e cidades da maioria dos países europeus, que tem ruas mais apertadas.
Este problema virou a porta de entrada para Rampage no continente, por ser uma opção menor e, ainda assim, funcional. A Europa ainda não tinha nenhuma experiência com picapes intermediárias (as menores caminhonetes na região são as médias). Isto faz com que seja uma oportunidade para a Ram estrear a categoria.
A exportação da Rampage fabricada no Polo Automotivo de Goiana (PE), ajudará o complexo pernambucano. Havia dúvidas se a picape acabaria sendo produzida na Itália, aproveitando que usa a plataforma Small-Wide, que serve de base para outros modelos como Alfa Romeo Tonale e Dodge Hornet.
Será vendida por lá com duas opções de motores. A versão R/T será equipada com o conhecido motor 2.0 Hurricane 4 turbo a gasolina, que mantém os 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Já a variante Rebel será a opção diesel, com o mesmo motor 2.2 Turbodiesel utilizado no Brasil, que entrega 200 cv e 45,9 kgfm.
Junto com os motores, a Rampage exportada leva o pacote tecnológico completo de assistência à condução (ADAS Nível 2). A lista inclui alerta de colisão com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas, assistente de permanência em faixa e monitoramento de ponto cego.
O pacote de segurança é complementado por sete airbags e faróis automáticos. Em conforto, a picape mantém itens como partida remota, retrovisores elétricos rebatíveis e sensores de chuva e luminosidade.
“A exportação da Rampage para a Europa é um marco para a Stellantis e para a marca Ram”, celebra Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul. “É o reconhecimento de que temos capacidade de criar e produzir na América do Sul veículos com padrão global de qualidade.”
A Ram chegou a cogitar levar a Rampage também para os Estados Unidos, como uma possível rival para a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz. No entanto, a fabricante parece ter desistido do projeto após as novas tarifas de importação aplicadas sobre diversos produtos, incluindo carros. Atualmente, a marca está trabalhando em uma picape média feita nos EUA.


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