A FCA está prestes a iniciar um ousado plano de investimentos para expandir a capacidade produtiva da fábrica de Goiana (PE), onde atualmente são fabricados os SUVs Jeep Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro.
Nesta sexta-feira (17) o complexo comemora quatro anos de inauguração, o que rendeu um evento local junto com o governador pernambucano, Paulo Câmara.
A fabricante não abre oficialmente valores, resumindo-se a apontar que a fábrica “receberá importantes aportes até 2024″. Entretanto, segundo o jornal O Diário de Pernambuco, o montante a ser investido está na casa de R$ 7,5 bilhões.
Tal valor permitirá a contratação de mais 9 mil funcionários, junto aos 13,6 mil que já atuam no local, e a expansão da capacidade produtiva em 100 mil unidades/ano, para 350 mil.
A confirmação do investimento deve acontecer na próxima quarta-feira (22), quando a empresa deve anunciar outro aporte, em Betim (MG), para a nacionalização dos motores 1.0 e 1.3 Firefly turbo.
Conforme antecipado com exclusividade por QUATRO RODAS, a estreia dos Firefly turbinados ocorrerá no meio do ano que vem, junto com a reestilização da Toro, passando em sequência a outros modelos.
Este segundo anúncio deve se integrar a outros a R$ 6,5 bilhões programados para o complexo, totalizando R$ 8 bilhões para a unidade mineira e ultrapassando os R$ 14 bilhões somados já prometidos no ano passado para o país.
Com a movimentação, o grupo FCA pretende promover uma renovação substancial em sua gama de produtos, com especial foco na produção de SUVs e picapes.
Para Betim, haverá investimentos na fabricação de um utilitário esportivo compacto da Fiat sobre a plataforma do Argo, que estreia em 2021.
Antes, no início do próximo ano, chega ao mercado uma picape compacta derivada do Mobi para substituir a Strada. Para 2022, a fábrica também é candidata a fazer uma picape média que receberá os logotipos de Fiat e RAM.
Para Goiana está programada a atualização visual de Toro e Compass nos próximos 18 meses, além da entrada em produção da versão definitiva do protótipo Fastback, SUV-cupê derivado da Toro, e do Compass de sete lugares.
A produção da picape média também pode ir parar lá em 2022.
Também a partir de 2022, deve ocorrer uma profunda atualização de plataforma para as novas gerações de Renegade, Compass, Toro e demais produtos.