Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fábrica da VW em Zwickau troca produção de perua esportiva por elétricos

Fábrica recebeu investimento de US$ 1,34 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões) para produzir seis elétricos do Grupo Volkswagen em plataforma MEB

Por Renan Bandeira
29 jun 2020, 18h21
Golf Estate (equivalente a perua Golf no Brasil) foi o último veículo a combustão da fábrica (Divulgação/Volkswagen)

A fábrica Volkswagen em Zwickau, no leste da Alemanha, produziu seu último veículo a combustão. A partir de agora, concentrará suas operações apenas na fabricação de elétricos.

“Hoje é um dia histórico para nós. Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora e, ao mesmo tempo, esperamos ansiosamente o que o futuro nos reserva”, afirmou o diretor administrativo de tecnologia e logística da Volkswagen, Reinhard de Vries.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Inaugurada em 1904, a planta já foi responsável pela produção de veículos das marcas Horch, Audi, DKW, IFA, Trabant e, a partir de 1990, Volkswagen.

Nos últimos 30 anos, a linha de montagem finalizou mais de 6 milhões de modelos como Polo, Golf, Golf Variant, Passat e Passat Variant, destinados ao mercado europeu.

O último veículo a combustão a sair da linha de montagem foi justamente um Golf Variant R de sétima geração, com motor 2.0 TSI de 300 cv.

Continua após a publicidade
Fábrica terá toda produção voltada para veículos elétricos (Divulgação/Volkswagen)

Agora, a linha de produção trabalhará na produção de seis veículos elétricos baseados na plataforma MEB (modular, como a MQB, mas voltada para elétricos) para as marcas, Audi, Seat e Volkswagen.

O plano do Grupo Volkswagen é que a produção anual da fábrica de Zwickau chegue em 330.000 unidades, mas apenas após a conclusão do processo de expansão – a previsão de conclusão é para 2021.

O investimento para a conversão da fábrica soma cerca de US$ 1,34 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões) e, até o momento, apenas o ID.3 entrou em produção por lá.

ID.3 é o primeiro modelo totalmente elétrico da empresa alemã (Divulgação/Volkswagen)

Mas é por pouco tempo, pois o SUV ID.4 deve se juntar ao irmão menor e terá a fabricação iniciada nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Além dos modelos Volkswagen, a fábrica será responsável pela produção de um SUV para a Audi e o el-Born, primeiro veículo elétrico da Seat.

Com a preferência pela produção de elétricos, os últimos resquícios de combustão na fábrica de Zwickau serão as carrocerias de Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, que continuarão sendo estampadas na planta alemã.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.