Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fábrica da VW em Zwickau troca produção de perua esportiva por elétricos

Fábrica recebeu investimento de US$ 1,34 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões) para produzir seis elétricos do Grupo Volkswagen em plataforma MEB

Por Renan Bandeira
29 jun 2020, 18h21
Golf Estate (equivalente a perua Golf no Brasil) foi o último veículo a combustão da fábrica (Divulgação/Volkswagen)

A fábrica Volkswagen em Zwickau, no leste da Alemanha, produziu seu último veículo a combustão. A partir de agora, concentrará suas operações apenas na fabricação de elétricos.

“Hoje é um dia histórico para nós. Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora e, ao mesmo tempo, esperamos ansiosamente o que o futuro nos reserva”, afirmou o diretor administrativo de tecnologia e logística da Volkswagen, Reinhard de Vries.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Inaugurada em 1904, a planta já foi responsável pela produção de veículos das marcas Horch, Audi, DKW, IFA, Trabant e, a partir de 1990, Volkswagen.

Nos últimos 30 anos, a linha de montagem finalizou mais de 6 milhões de modelos como Polo, Golf, Golf Variant, Passat e Passat Variant, destinados ao mercado europeu.

O último veículo a combustão a sair da linha de montagem foi justamente um Golf Variant R de sétima geração, com motor 2.0 TSI de 300 cv.

Continua após a publicidade
Fábrica terá toda produção voltada para veículos elétricos (Divulgação/Volkswagen)

Agora, a linha de produção trabalhará na produção de seis veículos elétricos baseados na plataforma MEB (modular, como a MQB, mas voltada para elétricos) para as marcas, Audi, Seat e Volkswagen.

O plano do Grupo Volkswagen é que a produção anual da fábrica de Zwickau chegue em 330.000 unidades, mas apenas após a conclusão do processo de expansão – a previsão de conclusão é para 2021.

O investimento para a conversão da fábrica soma cerca de US$ 1,34 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões) e, até o momento, apenas o ID.3 entrou em produção por lá.

ID.3 é o primeiro modelo totalmente elétrico da empresa alemã (Divulgação/Volkswagen)

Mas é por pouco tempo, pois o SUV ID.4 deve se juntar ao irmão menor e terá a fabricação iniciada nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Além dos modelos Volkswagen, a fábrica será responsável pela produção de um SUV para a Audi e o el-Born, primeiro veículo elétrico da Seat.

Com a preferência pela produção de elétricos, os últimos resquícios de combustão na fábrica de Zwickau serão as carrocerias de Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, que continuarão sendo estampadas na planta alemã.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.