Clique e assine por apenas 8,90/mês

Novo SUV elétrico da VW tem duas caras e porte de Tiguan

Com duas joint venture na China, o ID.4 destinado ao mercado asiático terá uma versão fabricada pela FAW-Volkswagen e outra pela SAIC-Volkswagen

Por Renan Bandeira - Atualizado em 22 jun 2020, 18h23 - Publicado em 23 jun 2020, 07h00
VW-ID.4-X
Esta é a versão ID.4 X do SUV 100% elétrico da Volkswagen AutoReview/Reprodução

A Volkswagen tentou manter em segredo, mas o escritório de patentes chinês não deixou. Acabaram revelando não só uma, mas as duas versões que o VW ID.4 terá na China.

O modelo é o segundo integrante da família de elétricos da marca, lançada pelo compacto ID.3. A intenção da fabricante alemã é ter volume de vendas e, para isso, conta com suas duas parceiras chinesas.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O cupezão com jeito de SUV terá duas variantes distintas não só pelo visual, como pelo pacote de equipamentos. Uma será fabricada pela SAIC e outra pela FAW.

Traseira do ID.4 X mostra detalhes pratas sobre apliques do pára-choque traseiro AutoReview/Reprodução

Dessa forma, a joint venture SAIC-Volkswagen ficaria responsável pelo ID.4 X (veículo vermelho), enquanto a joint venture FAW-Volkswagen produziria o ID.4 Crozz (veículo branco).

Ambos seguirão bastante o estilo do ID.3. A dianteira é praticamente a mesma do irmão menor. Sem grade para radiador – afinal, é um veículo 100% elétrico – e faróis conectadas por um friso prata horizontal.

Primeira diferença notada no ID.4 Crozz, é o design das rodas Reprodução/Internet

A traseira segue a filosofia de design adotada para a produção dos últimos SUVs – como T-Cross e Nivus –, com uma faixa horizontal preta que aloja e mantém conectadas as lanternas em led.

Continua após a publicidade

Os modelos de cada fabricante terão faróis, lanternas, para-choques, rodas e detalhes de acabamento próprios.

Ainda não há informações técnicas sobre os equipamentos que estarão disponíveis nas versões.

O aplique traseiro mais simples também é outro detalhes do ID.4 Crozz Reprodução/Internet

É esperado que o modelo tenha duas opções de motores, mas, até o momento, apenas uma opção foi revelada. Teria motor elétrico de 207 cv e tração traseira, capaz de alcançar os 160 km/h de velocidade máxima.

A bateria deverá gerar autonomia para 500 quilômetros por carga.

Modelo é um pouco menor que o VW Tiguan AutoReview/Reprodução

As dimensões do veículo também foram reveladas. São 4,59 m de comprimento; 1,85 m de largura; 1,63 m de altura; e 2,76 m de entre-eixos.

Como base para comparação, o modelo é menor que o VW Tiguan, que mede: 4,7 m de comprimento; 1,8 m de largura; 1,66 de altura; e 2,79 m de entre-eixos.

O modelo deve chegar aos mercados asiático, norte-americano e europeu, entre o último semestre deste ano e o primeiro semestre de 2021. Ainda não há informações sobre sua chegada ao Brasil, mas, por ser mais alto que o ID.3, há chances.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade