F-1: Red Bull confirma troca de Kvyat por Verstappen

Confusão com Vettel fez russo ser rebaixado para a Toro Rosso; substituição acontecerá já na Espanha

Daniil KvyatJovem russo defendeu a Toro Rosso em 2014

Jovem russo defendeu a Toro Rosso em 2014 (/)

A Red Bull agiu de forma rápida e surpreendente para punir Daniil Kvyat pelo desastroso desempenho no GP da Rússia. A equipe confirmou nesta quinta-feira o “rebaixamento” do russo para a Toro Rosso, time que defendeu durante a temporada 2014. Para seu lugar, foi convocado o badalado Max Verstappen, de apenas 18 anos, que estreia já na próxima corrida, a ser realizada na Espanha.

Embora estivesse correndo em casa, Kvyat tem motivos de sobra para esquecer a prova de Sóchi. Logo na freada da primeira curva, o jovem russo perdeu o ponto de frenagem e atingiu a traseira da Ferrari de Sebastian Vettel, que acabou sendo empurrado contra Daniel Ricciardo, companheiro do próprio Kvyat na Red Bull. Poucos metros adiante, Daniil voltou a atingir Vettel, desta vez tirando o alemão da prova. Depois de ser duramente criticado pelo tetracampeão mundial, o russo se desculpou e garantiu que não o havia acertado de propósito. Mas as justificativas parecem não ter sido suficientes.

Em um breve comunicado, o chefe da Red Bull, afirmou que a troca de Kvyat por Verstappen será benéfica para ambos. “Max provou ser um jovem talento excepcional. Seu desempenho na Toro Rosso tem sido impressionante até agora e temos o prazer de lhe dar a chance de guiar para nossa equipe”, afirmou. Sobre Daniil, Horner disse que a substituição servirá para que o piloto dê a volta por cima. “Dany vai conseguir continuar seu desenvolvimento na Toro Rosso, numa equipe em que ele está familiarizado, dando-lhe a chance de recuperar sua forma e mostrar seu potencial”.

“Estamos na posição única de ter todos os quatro pilotos da Red Bull e Toro Rosso sob contratos de longo prazo com a Red Bull, por isso temos a flexibilidade necessária para movê-los entre as duas equipes”, tentou justificar o dirigente.

Por meio de seu site oficial, Verstappen se mostrou feliz pela valiosa oportunidade. “Gostaria de agradecer muito à Red Bull e ao Dr. Helmut Marko pela confiança que eles têm em mim. Vou ter a chance de aprender muito numa equipe de ponta como é a Red Bull. Mal posso agradecer a todos da Toro Rosso de forma suficiente pelo trabalho duro. Todo mundo na fábrica em Faenza e Franz Tost em particular, eles me deram uma contribuição incrível para alavancar minha carreira. Tivemos uma época incrível juntos, mas com a Red Bull vamos fazer tudo para me preparar da melhor forma possível para minhas primeiras voltas no RB12 na semana que vem, em Barcelona. Mal posso esperar esse momento especial acontecer”, declarou o holandês.

Já Franz Tost, chefe da Toro Rosso, deu as boas-vindas a seu antigo piloto e afirmou que espera ajudar na recuperação de Kvyat. “Estamos mais do que felizes em dar as boas-vindas a Daniil, de volta a Faenza, e estamos ansiosos por ter uma temporada bem-sucedida com ele”.

Acusado de ser um piloto inconstante pela própria cúpula da Red Bull, Kvyat teve altos e baixos até agora nesta temporada. O russo não largou no GP da Austrália, terminou a prova do Bahrein em sétimo lugar e foi o terceiro colocado na China. Em Xangai, aliás, Daniil teve seu primeiro entrevero com Vettel, que acusou (sem muita razão, diga-se) o russo de tê-lo atrapalhado na largada, quando acabou batendo em seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s