A Hyundai já tem alguns SUVs menores que o Creta, como o Casper e o Venue. Mas o novo Hyundai Exter quer justamente ocupar a lacuna entre esses dois modelos, com algum espaço e mecânica mais modesta. O que pode ser uma boa notícia é o fato de ele ter sido pensado para ser vendido em diversos mercados emergentes ao redor do mundo, o que até poderia incluir o Brasil.
Por enquanto, porém, o Exter está sendo apresentado para o mercado indiano, onde seu lançamento está previsto para junho. A carroceria quadradona contorna as limitações de espaço proporcionadas pela plataforma K1, a mesma de modelos mais urbanos, como os i10, Grand i10 Nios, Aura e Casper.
As limitações de custo não impedem o Hyundai Exter de ter faróis divididos, com luzes diurnas de led em forma de H, teto pintado de preto e uma textura especial na coluna C. Por enquanto, a traseira só é conhecida por um flagra feito na Coreia do Sul, que revela as lanternas pequenas interligadas por uma barra preta cheia de relevos.
Sabe-se pouco sobre maiores detalhes, mas tudo indica que o Hyundai Exter tem menos que os 3,99 m de comprimento do Venue (o HB20 tem 4,01 m), mas que em suas versões mais completas terá itens de segurança, tecnologia e central multimídia comum a outros Hyundai.
Mas os motores já são todos conhecidos. O principal motor será um quatro cilindros 1.2 de 83 cv, apenas 3 cv a mais que o Hyundai HB20 1.0, que ainda terá uma versão a gás com 69 cv, apenas com câmbio manual. A versão a gasolina ainda terá como opção um câmbio automatizado também de cinco marchas.