É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estes cinco carros estão no corredor da morte, mas ainda são bons negócios

Uno, Fox, iX35, Cruze e Etios estão com os dias contados. Mas enquanto o fim deles não chega, podem ser um ótimo negócio

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2020, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • carros em fim de linha
    (arte/Quatro Rodas)

    Quando um carro passa muito tempo sem mudanças, acaba por perder o interesse dos compradores e o jeito é recorrer a pacotes de equipamentos mais fartos e preços mais competitivos.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    QUATRO RODAS reuniu cinco carros que têm em comum um bom tempo de mercado e o fato de não terem qualquer perspectiva de ganhar uma nova geração. Não por acaso, se tornaram escolhas muito boas para quem quer levar mais pagando menos.

    Fiat Uno – Completo por R$ 53.570

    ea4a7fec30abb2ef
    (Fiat/Divulgação)

    Ficou difícil chamá-lo de novo Uno. Esta segunda geração do compacto da Fiat completou 10 anos em maio e, convenhamos, já viveu seu auge. Contudo, a maturidade garantiu a ele preços bem interessantes.

    O Fiat Uno parte dos R$ 44.990 na versão Attractive, com o velho motor 1.0 Fire de 75 cv. Esqueça essa versão. A mais interessante é a Drive, que parte dos R$ 47.990 e tem o motor três-cilindros 1.0 de Firefly, mais eficiente e potente: são 77 cv e até 10,9 kgfm.

    7f94d87567c66b7b
    (Fiat/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros elétricos são equipamentos de série. Mas vale acrescentar, por R$ 2.990, vidros elétricos também na traseira, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, espelhos com ajuste elétrico e luzes repetidoras de seta, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de neblina e monitor de pressão dos pneus.

    9c711733d43c7487
    (Fiat/Divulgação)

    Alarme, rádio com Bluetooth, volante multifunção e computador de bordo com tela de TFT estão em outro pacote, de R$ 2.590. No fim, o Uno mais completo custa R$ 53.570 – o preço de um Argo básico, que precisaria de vários equipamentos opcionais para se igualar.

    O que o Fiat Uno não tem é perspectiva de ganhar uma nova geração. Hoje seu grande desafio está em dividir compradores com o irmão menor Mobi e com o maior Argo, ambos com menos tempo de mercado.

    Volkswagen Fox – Completo por R$ 54.060

    vw-fox-2022
    (Volkswagen/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O motor 1.6 8V EA111 de 104 cv e 15,6 kgfm e o Volkswagen Fox são companheiros inseparáveis desde 2003, quando o compacto estreou nas lojas. Mas é um carro com motor 1.6 a preço de 1.0: a VW pede R$ 53.600 por um Fox Connect

    E olha que já vem completinho. Tem central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, piloto automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, vidros elétricos, volante multifuncional, rodas de liga leve aro 15 e sensores de estacionamento.

    vw-fox-2022
    (Volkswagen/Divulgação)

    Por dentro, uma profusão de peças de acabamento que no passado só existiam nas versões topo de linha, como apliques cromados, colunas e teto com acabamento preto e banco do motorista com ajuste de altura milimétrico.

    fox_connect_02
    (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    A linha 2021 chegará às lojas nas próximas semanas trazendo Isofix, Top Tether, apoio de cabeça central e cinto de três pontos como novidade. Mas controles de estabilidade e tração, que já estiveram presentes no modelo, seguirão de fora.

    Desde então houve duas reestilizações, mas nenhuma mudança de geração.

    Toyota Etios – Completo e com câmbio automático por R$ 65.490

    Comparativo Onix x Etios
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Poucos meses depois do lançamento do Toyota Yaris o Etios perdeu suas versões mais caras e foi largado à própria sorte. Como se isso não bastasse, o compacto desenvolvido na Índia teve sua produção encerrada no país de Ghandi sem deixar substituto e tudo aponta para que isso logo ocorra também no Brasil.

    O Toyota Etios nunca figurou em listas de carros mais bonitos, mas usa os mesmos motores do Yaris e é confiável, resistente e muito é barato de manter. E não é caro para comprar.

    Continua após a publicidade

    ETIOS

    O hatch mais completo, já com o motor 1.5 16V de 107 cv e câmbio automático de quatro marchas custa R$ 65.490, mas sai por R$ 59.990 com o ótimo câmbio manual de seis marchas. Por tabela, ambos têm controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve aro 15, rádio com Bluetooth e CD player (!), Isofix e quadro de instrumentos digital.

     

    Ford Ka Sedan Voyage Prisma Etios (1)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Tem opção mais barata. Os Etios com motor 1.3 16V de 98 cv custam R$ 58.190 com câmbio automático e R$ 53.190 com o manual. Mas as rodas passam a ser de aço aro 14 e nem sequer há rádio.

    Hyundai iX35 – Completo por R$ 106.990

    Hyundai tem leds nas luzes de posição e nos retrovisores

    Continua após a publicidade

    Os SUVs médios da Hyundai costumam ter vida longa no Brasil. A primeira geração do Tucson esteve à venda por quase 14 anos sem mudanças. O iX35 representa sua segunda geração e está completando 10 anos à venda no Brasil – a última reestilização foi há cinco.

    O visual não é moderno, mas ainda é atual
    O visual não é moderno, mas ainda é atual (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Hoje o iX35 é vendido em versão única, GL, mas com os equipamentos da antiga topo de linha: tem partida por botão, retrovisores com rebatimento elétrico, piloto automático, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de sete polegadas, câmera de ré e rodas aro 17, mas apenas dois airbags.

    Painel tem acabamento inferior com aplicação de plástico duro
    Painel tem acabamento inferior com aplicação de plástico duro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O motor é o 2.0 16V Flex de 167 cv e 20,6 kgfm, com start-stop e sempre combinado com câmbio automático de seis marchas. É tabelado em 112.990, mas pode ser encontrado nas lojas por R$ 106.990 – preço das versões intermediárias dos principais SUVs compactos.

     

     

    Chevrolet Cruze – R$ 102.690

    Chevrolet Cruze
    Grade dianteira ficou maior na linha 2020 (Divulgação/Chevrolet)

    Sim, o Chevrolet Cruze ganhou sua reestilização de meia vida há menos de um ano. Contudo, suas vendas nos Estados Unidos, na Ásia e na Oceania chegaram ao fim e hoje o modelo está à deriva, em produção apenas na Argentina.

    Novo Chevrolet Cruze LT 2020
    Lanternas são diferentes do conjunto com leds da versão Premier (Divulgação/Chevrolet)

    Fora de linha nos mercados onde mais vendia, o Cruze não tem perspectiva de ganhar nova geração. Basta ver que a General Motors como um todo vem concentrando seus esforços em modelos globais e abandonando nichos e até mesmo países pouco representativos.

    Novo Chevrolet Cruze LT 2020
    Interior ganhou revestimento que imita couro nos bancos (Divulgação/Chevrolet)

    Enquanto o fim não chega, porém, vale dar uma olhada mais atenta aos Cruze hatch e sedã. Os dois custam o mesmo e desde a versão LT, de R$ 102.690, têm controles de estabilidade e tração, seis airbags, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, Wi-Fi, rodas aro 17, ar-condicionado automático e câmera de ré.

    O motor é o 1.4 turbo com injeção direta com 153 cv e 24,5 kgfm, combinado com o câmbio automático de seis marchas.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Estes cinco carros estão no corredor da morte, mas ainda são bons negócios
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.