Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Este VW Zé do Caixão com motor BMW V12 custou R$ 250.000

Oficina montou projeto com novo chassi e peças de um 750i 1996 e de um Mustang de segunda geração. Mas carroceria e cabine são originais

Por Renan Bandeira
Atualizado em 5 jun 2020, 16h48 - Publicado em 5 jun 2020, 16h27
Embora tenha recebido um novo (e grande) trem de força, manteve as características estéticas (Free Style/Divulgação)

Os modelos refrigerados a ar da Volkswagen estão entre os mais admirados pelos amantes de carro clássicos no Brasil.

No entanto, um projeto um tanto diferente chamou atenção da equipe de QUATRO RODAS: um VW 1.600 quatro-portas – conhecido popularmente como Zé do Caixão – de 1968 com motor V12.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Quem contou a história foi Juliano Luchesi e Luis Luchesi, responsáveis pelo projeto e donos da Free Style Veículos Especiais.

Segundo eles, tudo começou com o desejo de um cliente em ter o primeiro Zé do Caixão V12 do mundo.

Motor foi tirado de BMW igual ao desta imagem (Reprodução/Internet)

O primeiro passo foi comprar um BMW 750i de 1996, em perfeito estado, para utilizar seu motor V12 48V de 5,4 litros que rende 326 cv de potência e 50 kgfm de torque.

Um novo chassi tubular e reforçado foi produzido pela oficina pra suportar o novo conjunto mecânico (Free Style/Divulgação)

Como o Volkswagen carrega naturalmente um motor 1.600 de 60 cv refrigerado a ar, foi necessária uma série de preparações para comportar o motorzão BMW na carroceria.

Continua após a publicidade

A Free Style criou um novo chassi tubular especialmente para o projeto, uma vez que o original não suportaria o peso do novo propulsor.

Motor do veículo tomou toda a dianteira, onde antes ficava o bagageiro (Free Style/Divulgação)

A suspensão dianteira veio do Ford Mustang de segunda geração, importada, e conta com bandejas duplo-A, amortecedores de ação dupla e molas helicoidais.

Na traseira, foi usada a suspensão do próprio 750i, que é do tipo independente multilink com amortecedores iguais aos de carros de corrida e regulagem de altura, pressão e posicionamento horizontal.

Suspensão traseira também é do BMW (Free Style/Divulgação)

Para frear tudo isso, foram adicionados freios a disco também do Mustang. Do veículo norte-americano foi aproveitada ainda a caixa de direção hidráulica – afinal, haja braço para mover as rodas dianteiras com o novo propulsor.

Acoplado ao V12 – que só coube na dianteira do VW, onde ficava o antigo bagageiro – está o câmbio automático de cinco marchas da ZF, que tomou espaço de quase toda a cabine do Volkswagen.

Continua após a publicidade
Nova transmissão tomou o habitáculo e barra de direção e painéis de instrumentos foram realocados mais para a esquerda (Free Style/Divulgação)

Por conta da transmissão, um novo assoalho teve de ser modelado e soldado à carroceria. Além disso, a empresa alterou a posição de dirigir, com a coluna de direção realocada um pouco mais à esquerda.

Para alimentar o supermotor, o time de preparadores desenvolveu um tanque de combustível de 60 litros em aço inoxidável polido, que está alojado no lugar do antigo motor boxer de quatro-cilindros do veículo lá na traseira.

Tanque de combustível fica na traseira, espaço onde ficava o antigo motor original do VW (Free Style/Divulgação)

Quem olha o bom velhinho sem saber sua história acredita que seja um veículo comum, uma vez que manteve a carroceria original, com todas as dimensões de largura, comprimento, entre-eixos e bitolas, e todo o interior da época.

Externamente, veículo mantém aparência de um velhinho (Free Style/Divulgação)

No entanto, estamos falando de um legítimo “sleeper” – veículos que parecem mansos no visual – de R$ 250.000 que deu vida ao primeiro Zé do Caixão V12 do mundo.

Infelizmente, não há informações técnicas sobre aceleração e velocidade máxima do veículo.

Continua após a publicidade

Isso, porque durante a passagem dos componentes do BMW para o VW toda a fiação e acelerador do sedã de luxo se deterioraram. Por se tratar de uma tecnologia antiga e rara, não encontraram uma peça igual para reposição.

A Free Style fez uma proposta ao proprietário para a troca do sistema de injeção, que permitiria o uso de um novo acelerador.

No entanto, sem que houvesse acordo entre as partes, não realizaram o serviço e, por isso, o projeto ainda não roda.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.