O Toyota Bandeirante ainda é um dos grandes monstros sagrados do universo fora-de-estrada. Sua fama de veículo inquebrável não se limita ao Brasil: o jipe também é adorado nos Estados Unidos (onde é conhecido como Land Cruiser). Foi por lá que um projeto bastante interessante nasceu pelas mãos da FJ Company.
O feliz proprietário (que não quis se identificar) desejava um veículo que remetesse às antigas miniaturas da Tonka (tradicional fabricante de carros em escala e modelos radiocontrolados) dos seus tempos de infância.
Embora não pareça nada mais do que um exemplar original em ótimo estado de conservação, praticamente todas as peças do Land Cruiser (nome dado ao modelo na maioria dos mercados fora do Brasil) foram restauradas ou aprimoradas, um conceito de restauração conhecido como restomod.
A bela pintura laranja metálica foi inspirada nos hot-rods norte-americanos, combinando com a capota de lona. As rodas pretas fabricadas pela Mickey Thompson são envolvidas por pneus para uso off-road da Cooper Discoverer. O para-choque frontal tem quebra-mato, luzes de led e um insólito abridor de garrafas.
O sistema de som é a prova d’água, qualidade bastante útil para encarar trechos alagados sem deixar de ouvir sua música favorita. O interior, aliás, é bastante confortável, contando com ar-condicionado e bancos fabricados pela Corbeau revestidos em vinil preto. Mesmo assim, a originalidade foi preservada em alguns detalhes, como o volante e o painel de instrumentos.
Como o veículo original estava sem motor, a FJ Company resolveu equipá-lo com um 3F-E de seis cilindros em linha fabricado nos anos 80, associando-o a uma transmissão manual de cinco marchas.
O sistema de tração nas quatro rodas tem acionamento convencional, realizado por meio de uma alavanca ao lado da manopla do câmbio – como reza a tradição de um legítimo veículo fora-de-estrada.