Este motorhome de R$ 2 milhões tem garagem e vem com minicarro elétrico
PhoeniX Maxi Liner 9000 AY traz tudo que uma casa de verdade precisa: cozinha, banheiro, camas e até uma garagem para o seu XEV Yoyo
O que você espera ver em um motorhome? Cama, cozinha completa, banheiro com água quente, são alguns requisitos básicos para esse tipo de veículo, já que a intenção é viajar de carro mantendo o mínimo conforto de uma casa. Mas saiba que agora você pode até levar um carro com você para viagem.
Pois é essa a premissa do PhoeniX Maxi Liner 9000 AY, um motor home de 7,49 toneladas que tem como principal atrativo uma garagem e um minicarro elétrico. Apresentado na Alemanha, este motorhome oferece um meio dos passageiros explorarem as redondezas quando chegarem ao seu destino — cobrando um preço mais elevado por isso, é claro.
O PhoeniX chamou a atenção, justamente, por ser um pioneiro a trazer uma garagem tendo menos de 7,5 toneladas, mas ele não deixa de ser equipado por isso. Há um banheiro separado, armários nas laterais, cozinha equipada com geladeira e fogão de três bocas, além de uma sala de jantar central para cinco passageiros. A mesa pode ser recolhida para dar lugar a uma cama adicional, além das duas já existentes na extremidade do motorhome.
E é bem abaixo das camas onde fica a garagem, grande o suficiente para acomodar o pequeno XEV Yoyo. Esse é um carrinho elétrico para dois passageiros, com apenas 2,5 m de comprimento, que é vendido na Europa como o sucessor espiritual do Smart For Two. Ele também é um concorrente direto do Citroën Ami, que também pode ser conduzido por pessoas a partir de 16 anos.
Este carrinho elétrico tem apenas 20 cv e pode atingir até os 90 km/h. O mais legal é que ele possui uma bateria de 10,4 kWh, mas que pode ser dividida em três packs. Uma vez descarregados, eles podem ser substituídos por outros carregados em estações específicas.
Ao todo, elas garantem até 150 km de autonomia, o suficiente para explorar uma cidade nova, enquanto seu motor home economiza diesel no camping. E o Yoyo ainda vem com central multimídia de 10,25 polegadas com integração com Android Auto e Apple CarPlay.
Mas o PhoeniX também é bem equipado. Baseado no Iveco Daily 72 C 18, o caminhão tem 9,20 metros de comprimento, motor seis cilindros 3.0 de 176 cv e 43,8 kgfm, quadro de instrumentos digital, além de recursos ADAS, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Para levar o motorhome para a casa, o preço pedido é de 321.000 euros, aproximadamente R$ 2 milhões. Mas o Yoyo não está incluso no pacote básico. O compacto elétrico é vendido como um opcional e custa 16.000 euros, ou cerca de R$ 103.000 na conversão atual.
Nova Toyota Hilux aparece em teaser e já tem data para estrear
Até que ponto o VW Tera 1.0 é melhor que um Fiat Pulse Drive 1.3?
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
BYD Dolphin 2027 é registrado no Brasil com novo design e sem tela giratória
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação







