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Estas são as motos mais vendidas do Brasil em 2023

Segundo dados da Fenabrave, Honda domina o top 10 até fevereiro e startup brasileira vira intrusa e rouba posto da Yamaha

Por João Vitor Ferreira
15 mar 2023, 21h43
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  • O setor automotivo não começou 2023 aquecido apenas por causa dos automóveis. As motos também tiveram um bom início de ano e, de acordo com as expectativas da Fenabrave, o segmento promete ter um bom potencial de crescimento.

    “Mesmo com a seletividade de crédito, a demanda segue alta, já que se trata de um veículo essencial para a logística urbana das cidades e para qual muitos motoristas de automóveis e comerciais leves têm migrado, seja pela facilidade de locomoção ou por questões relacionadas aos valores gastos em aquisições e combustíveis”, disse Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

    No acumulado de 2023 (considerando os meses de janeiro e fevereiro) já foram emplacadas 212.070 motocicletas, número maior do que os 199.680 automóveis vendidos no mesmo período. Em comparação com 2022, o acumulado de motos vendidas nos dois primeiros meses do ano subiu 28,19%, enquanto no mês de fevereiro o montante foi 34,08% maior que no ano passado. 

    Confira abaixo as 10 motos mais vendidas em 2023.

    1- Honda CG 160

    Honda CG 160
    Honda CG 160 Titan e Fan (Divulgação/Honda)

    A principal responsável por puxar o bom momento de vendas das motos é a histórica líder de vendas no Brasil. A Honda CG 160 fechou fevereiro com um acumulado de 57.495 unidades e também é quem puxa o bom desempenho da marca japonesa nesse início de ano. No geral, a Honda tem uma participação de 69,74% do mercado até fevereiro, seguida de longe pela Yamaha, com 19,44%.

    Seu motor flex de 162,7 cm³ tem potência de até 15,2 cv quando abastecida com álcool e pode fazer até 40,2 km/l.

    2- Honda Biz

    Honda Biz
    (Divulgação/Honda)
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    Ainda mantendo a hierarquia de 2022, a Honda Biz aparece na segunda posição também no acumulado de 2023. Foram 27.150 unidades emplacadas até o final de fevereiro, consolidando o modelo como a favorita dentro do segmento das Scooters, muito pela confiança de seu motor 125 cm³ que rende 9,2 cv. Há, também, a versão 110i, com motor de 109,1 cm³ e 8,3 cv.

    3- Honda NXR 160 Bros

    Honda NXR 160 Bros
    (Divulgação/Honda)

    Em terceiro, a Honda NXR 160 Bros fechou fevereiro com um acumulado de 19.578 unidades emplacadas. Ela também é o destaque da sua segmento, com mais de 10.000 unidades à frente da segunda mais vendida entre as motos Trail/Fun. Seu motor de 162 cm³ é o mesmo da CG 160, mas entrega até 14,7 cv, fazendo dela a principal escolha dos motociclistas que querem uma moto prática na cidade, mas capaz de enfrentar um off-road leve.

    4- Honda Pop 110i

    Honda Pop 110i
    (Divulgação/Honda)

    Logo atrás da NXR, outra Scooter da Honda. A Pop 110i é tida como um dos modelos ideais para quem está começando a andar de moto. E não é à toa, já que ela pesa apenas 87 kg, tem embreagem e câmbio convencional e seu motor é menos potente que o da Biz, tendo 7,9 cv. Mas o melhor de tudo é que essa é a moto da Honda mais barata do Brasil, custando a partir de R$ 9.010.

    5- Mottu Sport 110i

    Mottu Sport110i
    (Mottu/Divulgação)
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    A Mottu Sport 110i é a principal surpresa nesse top 10. A startup brasileira atua com aluguel de motos e conseguiu desbancar a tradicional Yamaha, conquistando o quinto lugar e quebrando a hegemonia da Honda no ranking de emplacamentos.

    Seu modelo de maior destaque, Sport 110i é uma das queridinhas dos entregadores de aplicativo, principalmente por ter um motor de 109,7 cm³ de até 8,3 cv, mas que pode fazer até 65 km/l, de acordo com a startup, o que, na teoria, faz dela a mais econômica do país.

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    Embora a empresa seja nacional, a moto é fabricada na Índia pela TVS e importada desmontada. Todas as unidades são montadas na fábrica da Dafra, em Manaus, Amazonas. A Mottu apenas a aluga com seu nome e cores.

    6- Yamaha XTZ 250

    Yamaha Lander XTZ 250
    (Yamaha/Divulgação)
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    A primeira Yamaha da lista aparece só na sexta colocação, muito longe do top 3, mas na frente de sua principal concorrente. A XTZ 250 emplacou 6.454 unidades, sendo a segunda aventureira mais vendida do mercado. Mesmo assim, o modelo com motor 249,5 cm³ de até 20,9 cv venceu a disputa com sua principal concorrente, a Honda XRE 300, que ficou fora do top 10.

    7- Yamaha YBR Factor 150

    Yamaha YBR Factor 150
    (Yamaha/Divulgação)

    Superada pelo modelo da Mottu, a Yamaha YBR Factor 150 vem se mostrando o principal modelo City da marca. Foram 6.395 emplacamentos até o fim de janeiro, sendo superada pela surpresa Mottu Sport 110i e a líder absoluta Honda CG 160. Seu motor de 150 cm³ rende 12 cv e pode fazer até 35 km/l.

    8- Yamaha Fazer FZ25

    Yamaha FZ25
    (Yamaha/Divulgação)

    Rebatizada em 2022 para Fazer FZ25, abandonando o nome Fazer 250, a moto urbana conseguiu 5.768 unidades em 2023. Bem equipada, o modelo traz luz de rodagem diurna, farol bifuncional em LED e freios ABS nas duas rodas, além é claro do motor de 249,5 cm³ e até 21,5 cv. Para quem é fã de super heróis, ela está disponível em versão com pintura inspirada no Thor da Marvel.

    9- Honda XRE 190

    Honda XRE 190
    (Divulgação/Honda)

    Antes de fechar o top 10, mais um modelo Honda aparece para fechar a participação da marca. A XRE 190, superou a irmã maior, XRE 300, para poder aparecer entre as 10 mais vendidas do Brasil em 2023. Foram emplacadas 4.769 unidades do modelo que tem motor flex de 184,4 cm³ e até 16,4 cv, que garante bom desempenho tanto no asfalto quanto na terra.

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    10- Yamaha Fazer 150

    Yamaha Fazer 150
    (Yamaha/Divulgação)

    Diferente da irmã maior que mudou de nome, a Yamaha Fazer 150 continua à venda mesmo com a chegada da Fazer FZ15. O modelo não mudou em 2023 e continua com freios UBS (que divide a frenagem mas não evita o travamento das rodas) e o motor de 149 cm³ e 12,4 cv. Mesmo assim, ela conseguiu um total de 4.725 emplacamentos, fechando o top 10.

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