Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Esta Toyota Hilux a hidrogênio roda mais de 600 km emitindo apenas vapor

Protótipo de Toyota Hilux a hidrogênio adapta tecnologia do Mirai para gerar energia limpa e promete confiabilidade do motor a diesel

Por Lucas Parente
6 set 2023, 21h00
toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (8)
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota tem focado suas energias e pesquisas para o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio, mais especificamente a partir da célula a combustível de hidrogênio. E, ao que parece, a empresa japonesa vem conquistando alguns progressos no desenvolvimento da tecnologia.

Quase um ano após o lançamento do primeiro carro movido a hidrogênio do mundo – o Toyota Mirai – a montadora apresenta um protótipo de uma Hilux elétrica com célula de combustível de hidrogênio, que só elimina vapor de água pelo escape.

toyota-hilux-h2-fcev-202397190-1693927780_1
(Divulgação/Toyota)

A picape mais famosa do mundo, que ganhou conceito BEV há pouco tempo, foi a escolhida pela Toyota para servir como carro-teste para a criação e desenvolvimento da tecnologia FCEV. A montadora japonesa segue com o objetivo de diminuir as emissões de gases e a pegada de carbono dos seus carros.

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (1)
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

A Toyota iniciou esse projeto no início de 2022 como um estudo de viabilidade. O projeto e o desenvolvimento começaram em 1º de julho de 2022. A apresentação do protótipo aconteceu no mesmo local onde todo o projeto foi desenvolvido, na fábrica da Toyota em Derby, Inglaterra. A Toyota ainda teve aporte financeiro do governo do Reino Unido para ajuda com as custas do projeto.

O principal objetivo é demonstrar como fiabilidade e durabilidade da Hilux podem ser mantidos no domínio da mobilidade sustentável com uma nova motorização elétrica alimentada por uma célula de combustível e, logicamente, sem emissões.

Continua após a publicidade

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (3)

O carro segue o visual que já estamos habituados a ver, com design bruto e imponente e é montado sobre o mesmo chassi. O verdadeiro destaque do mais novo projeto da Toyota está na grande capacidade do carro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Equipado com três tanques de combustível que armazenam o hidrogênio  que alimentam a célula a hidrogênio, o protótipo da Toyota Hilux tem autonomia estimada em mais de 600 km. Bem superior ao Mirai, que pode rodar 470 km entre os abastecimentos.

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (5)
(Divulgação/Toyota)

A bateria, que acumula a energia que não é utilizada pelo motor elétrico, fica localizada sob a caçamba, não ocupando espaço na cabine e mantendo o carro com a mesma capacidade do modelo a combustão.

Continua após a publicidade

A Toyota já confirmou que ao menos 10 protótipos iguais a este serão produzidos até o final do ano.  A frota de protótipos ainda será submetida a diversos testes rigorosos para garantir segurança, desempenho dinâmico, funcionalidade e durabilidade. O futuro deste projeto dependerá dos testes.

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (7)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.