Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Esta é a garagem dos sonhos de todo apaixonado por Volkswagen

Colecionador reúne a sua coleção de Volkswagen antigo, além de objetos, móveis e memórias alusivas a marca, em uma garagem muito especial

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 dez 2020, 11h45 - Publicado em 9 out 2020, 18h28
Os três VW Gol, dois edição Copa e o primeiro modelo de 1980
Os três VW Gol, dois edição Copa e o primeiro modelo de 1980 (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

A paixão por Volkswagen – assim como para muita gente – começou com o avô que tinha uma VW Variant e sempre levava todos os netos para passear na perua, nos anos 1980.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Foi assim que começou a admiração do colecionador Alexandre Arruda, 38 anos, pela marca alemã. Muitos anos depois, Arruda iniciou, junto com seu irmão e seu pai, uma coleção de Volkswagen. E há seis anos nasceu uma garagem especialmente projetada para abrigar os ilustres clássicos da família.

A Kombi Last Edition compõe a coleção de VW
A Kombi Last Edition compõe a coleção de VW (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

“Eu costumo brincar que comprei uma garagem e a casa veio de brinde, mas eu realmente procurava uma casa na qual poderia realizar esse sonho de ter uma garagem pra abrigar a minha coleção de VW”, conta, entre risos, Arruda.

O projeto se destaca pela riqueza de detalhes. Entre os Volkswagen expostos, está uma Variant 1980, que simboliza o início da paixão pela marca. O carro é idêntico ao do avô de Arruda. 

Á direita a VW Variant idêntica a da infãncia de Arruda
À direita a VW Variant idêntica a da infância de Arruda (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

Para atender os pedidos do filho mais velho, hoje com 10 anos, comprou uma Kombi Last Edition zero km, a qual foram produzidas apenas 1.200 unidades. E ainda adquiriu raridades como a Kombi comemorativa de 50 anos com apenas 236 km rodados e a série prata, que marca o último VW refrigerado a ar, com o hodômetro marcando só 3.600 km. 

A sucata de Kombi se transformou em um balcão
A sucata de Kombi se transformou em um balcão (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

“Acabo rodando um pouco mais com a Last Edition, que é o xodó do meu filho. Para você ter uma ideia da paixão dele por Kombi, já tivemos que pedir ao verdureiro para que ele pudesse dar uma volta pra conter a sua ansiedade”, diz Arruda.

Todas as Kombi tem baixa km e estão em ótimo estado
Todas as Kombi tem baixa km e estão em ótimo estado (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

Um bom colecionador de Volkswagen tem que ter um Fusca, não é mesmo? E Alexandre não decepciona. Tem dois. Um Fusca GL 1982, uma das mais raras versões e com baixissíma quilometragem. e um exemplar 1969. Esses por sinal, são os preferidos de sua filha, que já demonstra gosto pelos clássicos com apenas 6 anos de idade. 

Entre os Fuscas, o modelo GL, um dos mais raros
Entre os Fuscas, o modelo GL, um dos mais raros (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

Arruda relata que quando procura os modelos pra comprar normalmente seleciona aqueles com baixa quilometragem e bem cuidados. “Se precisar fazer a restauração, nós fazemos, mas preferimos encontrar o modelo já pronto e original, é claro.”

Pra terminar o tour pela coleção, há três VW Gol que chamam atenção no meio da garagem. “A família é apaixonada também por futebol e tínhamos que ter um Gol Copa, temos um 1994 e um 1992, também em ótimo estado. Há ainda o Gol 1980, ano de seu lançamento no Brasil.”

Continua após a publicidade

Em cada canto da garagem uma surpresa. Começa por uma TV escondida atrás da tampa do porta-malas de um VW Passat, um balcão com a sucata de uma kombi e ainda calotas de Fusca penduradas pintadas a mão.

A tampa de Passat se destaca pela TV escondida atrás
A tampa de Passat se destaca pela TV escondida atrás (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

“As calotas foram pintadas pelos meus filhos e trazem esse clima de ambiente familiar pra garagem. Além disso há um autorama, um modelo da minha infância.” Pra completar há ainda uma chopeira feita com um motor de moto Honda de 400 cilindradas. 

A chopeira foi feita com motor de moto Honda de 1300 cilindradas
A chopeira foi feita com motor de moto Honda de 1300 cilindradas (Saulo Mazzoni/Quatro Rodas)

Segundo Arruda, é difícil receber alguém em casa sem que este queira visitar a garagem. E pra ele é um grande prazer poder reunir uma parte de suas paixões em um lugar só.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capas

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.