PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com 830 cv, Lamborghini Essenza SCV12 tem o último V12 sem ajuda elétrica

Motor V12 de 6,5 marca o fim dos superesportivos da Lamborghini sem ajuda de motores elétricos

Por Renan Bandeira
Atualizado em 29 jul 2020, 14h51 - Publicado em 29 jul 2020, 14h38
lamborghini-essenza-scv12-1-1595874708
(Divulgação/Lamborghini)

Os motores V12 aspirados, que equiparam os principais modelos da Lamborghini desde sua inauguração, em 1963, estão com os dias contados.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A partir de agora, os grandes motores da fabricante italiana serão auxiliados por motores elétricos, como ocorre no Sián – primeiro veículo da marca italiana com tecnologia híbrida.

lamborghini-essenza-scv12-3-1595874711
(Divulgação/Lamborghini)

No entanto, antes que os modelos da empresa passem a adotar a hibridização, a Lamborghini que encerrar essa fase com o lançamento do Essenza SCV12.

lamborghini-essenza-scv12-6-1595874704
(Divulgação/Lamborghini)
Continua após a publicidade

Se trata de um superesportivo com produção limitada, pensado para as pistas e que homenageará todos os V12 da marca sendo o mais potente da história.

lamborghini-essenza-scv12-4-1595874698
(Divulgação/Lamborghini)

Este novo V12 6.5 gera 830 cv de potência e será combinado com transmissão sequencial de seis velocidades.

A estrutura do veículo é toda em fibra de carbono e, de tão rígida, dispensa o uso de rollcage para cumprir as normas de segurança da FIA. O Essenza ainda tem pacote aerodinâmico que aumenta a pressão aerodinâmica a ponto de ele ter mais tração que um carro da categoria GT3.

Continua após a publicidade
lamborghini-essenza-scv12-10-1595874713
(Divulgação/Lamborghini)

O visual é inspirado nos protótipos de corrida da década de 1970, segundo a marca. No entanto, os faróis alojados na parte inferior dos pára-choques e extensão da traseira do modelo, mostram uma leve semelhança com os Porsche 935.

lamborghini-essenza-scv12-2-1595874699
(Divulgação/Lamborghini)

Por dentro, o veículo tem cockpit de corrida com todos os acionamentos próximos do motorista. O volante de competição carrega mais botões e cluster digital com medidores integrados, mantendo tudo sob o controle do condutor.

Continua após a publicidade
lamborghini-essenza-scv12-8-1595874712
(Divulgação/Lamborghini)

Ainda não há informações sobre seu lançamento e preço. Porém, das 40 unidades que serão fabricadas, uma já tem dono: a própria Lamborghini – que deverá levar o superesportivo aos seus eventos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Com 830 cv, Lamborghini Essenza SCV12 tem o último V12 sem ajuda elétrica
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.