Esse scooter é mais seguro que muitos carros vendidos no Brasil
Modelo chinês tem tecnologias avançadas de assistência à condução como detecção de pedestres, frenagem automática e mudança involuntária de faixa
Itens de assistência à condução são raros na maioria dos carros brasileiros. No máximo, as versões mais completas de alguns compactos vem com alguns desses equipamentos, os demais são modelos mais caros Por isso mesmo, esse scooter elétrico chinês chama ainda mais atenção. Com o paternal nome de Pai Mobility, a empresa está para lançar a TS3 ainda neste ano.
Da mesma maneira que nos automóveis, o pacote é chamado de ADAS (Advanced Driver Assistance System, ou sistema de assistência avançada ao motorista). O pack inclui oito câmeras e radar para garantir um reforço e tanto na segurança ativa.
As funções são compostas por: aviso de detecção de pedestres; frenagem automática; mudança involuntária de faixa; detecção de veículos, obstáculos e pedestres; alerta de colisão frontal; e detector de placas de velocidade. É possível antever problemas que estão a até 200 metros de distância.
Entre tantos itens, um dos que se destaca é o uso de óculos com HUD (Head-up Display), tecnologia que mostra informações importantes nas lentes dos óculos de proteção. Outros dispositivos sem fio também se comunicam com o scooter, exemplos do celular e smartwatch.
Não são as únicas tecnologias presentes no TS3. O scooter conta ainda com sensores de estacionamento, partida sem chave, alarme, assistente de subida em rampas e controle à distância.
Quanto ao quesito mecânica, o TS3 tem um motor elétrico de 15 kW, podendo ir de zero a 50 km/h em 2,5 segundos e chegar à velocidade máxima de 110 km/h. Da mesma maneira que o tempo de carregamento de 2h30, o alcance não se destaca tanto, se limitando aos 150 km, mas, para compensar, a marca afirma que o TS3 tem um sistema rápido de troca de baterias.
O lançamento europeu não está muito distante, no entanto, ainda não há preço anunciado. Seja como for, o modelo da Pai Mobility promete ser um concorrente de peso no nicho de scooters maiores de luxo, os chamados maxiscooters.