Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Esse Caravan autônomo não precisa de ninguém para pilotá-lo

Avião de carga e passageiros da Cessna foi certificado para voar sozinho. O objetivo é usar a aeronave em serviços rápidos de entrega

Por Julio Cabral
Atualizado em 29 fev 2024, 14h56 - Publicado em 16 fev 2024, 17h49

O Cessna 208B Grand Caravan é um dos aviões de maior sucesso no mundo. Com boa capacidade de carga, robustez acima da média e fácil manutenção, o modelo é usado por muitas forças aéreas. Não é por acaso que foi escolhido pela empresa Xwing como bancada de testes para os seus primeiros voos autônomos. 

Batizada com o nome de um caça da saga Star Wars, a aeronave pode não ter quatro asas ou motores espaciais, tem apenas um motor turboélice e asas elevadas, um conceito conservador, embora muito funcional. Nem por isso deixou de ter um papel histórico, se tornando o primeiro avião de verdade certificado para operação autônoma.

O tipo está em fase de testes há alguns meses, período no qual foi testado pela divisão de inovações da Força Aérea dos Estados Unidos, mas obteve a certificação agora. O objetivo é usar a aeronave em serviços rápidos de entrega, missões nas quais a operação autônoma poupa pilotos de risco. Voar sobre território inimigo tem um custo humano muito grande e exige uma logística muito bem planejada, duas coisas que são mitigadas com a aeronave autônoma.

A sua primeira operação foi durante o exercício Agile Flag 24-1, onde o Cessna performou mais de 2.800 milhas náuticas de voo, distância que equivale a quase 5.200 km, e 22 horas no ar. Além disso, pousou e decolou de oito aeroportos públicos ou militares. Estamos falando apenas dessa missão, o período de testes foi bem mais longo. Antes disso, o Cessna já havia acumulado 500 horas de voo e 250 testes. 

Continua após a publicidade
Aeronave autônoma pode entregar cargas sem risco aos pilotos
Aeronave autônoma pode entregar cargas sem risco aos pilotos (Xwing/Divulgação)

Por enquanto, é necessária a supervisão de um piloto em solo. Uma base de operações monitora as funções de voo e permite o acesso às câmeras e outros sensores. 

No mais, é o mesmo Grand Caravan de sempre. O motor turboélice é um Pratt & Whitney Canada PT6A-114A. Capaz de gerar mais de 600 cv, o propulsor ajuda a levá-lo a cerca de 340 km/h. A autonomia de voo chega perto dos 980 km. Já a capacidade de carga é de 1.360 kg.

Certificado para voar autonomamente pela FAA (Federal Aviation Administration), a organização que rege a aviação civil nos Estados Unidos, o Cessna já está habilitado a dividir o espaço aéreo com aeronaves civis e militares. Só falta a licença para voos comerciais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.