Esperada no Brasil, picape anti-Toro da Toyota pode ser vendida nos EUA
Caminhonete inédita será produzida em Sorocaba (SP) a partir de 2027, com direito a versão híbrida 4x4

Faz tempo que a Toyota quer uma picape intermediária com preço abaixo da Hilux, depois de ver tanto o resultado da Fiat Toro no Brasil quanto o da Ford Maverick nos Estados Unidos. Enquanto o projeto está seguindo em frente por aqui, com previsão de lançamento para 2027, a estreia no mercado norte-americano ainda é incerta, apesar do desejo da marca.
Mark Templin, COO da Toyota nos EUA, concedeu uma entrevista à agência Bloomberg e confirmou que a fabricante ainda não desistiu de ter uma picape intermediária, explicando que o produto ainda está em estudo.

No entanto, o executivo não quis falar mais a respeito sobre como o projeto está indo e quando a picape poderia ser lançada. Considerando que a versão nacional está prevista para 2027, uma possível estreia nos EUA não demoraria muito mais, ainda mais por ser feita na plataforma TNGA-C do Corolla Cross, que também é feito no país.
A intenção da Toyota é ter uma caminhonete menor, que não roube vendas da Tacoma (a prima norte-americana da Hilux), e entrar no segmento da Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, que está em alta nos Estados Unidos. São as duas únicas picapes nesta categoria e outras fabricantes já estão de olho, como a Stellantis, que estuda lançar a Ram Rampage no país.

Por usar a arquitetura do Corolla Cross, poderá chegar às lojas com uma versão híbrida, outro ponto que a Ford tem aproveitado com a Maverick, a única deste tamanho a ser eletrificada. A Toyota até considerou uma caminhonete elétrica, mas com a queda na demanda por veículos elétricos, um híbrido faria mais sentido.
Em uma entrevista anterior, Cooper Ericksen, vice-presidente senior de planejamento e estratégia da Toyota nos EUA, disse que a empresa está realmente trabalhando para entregar uma boa picape neste segmento, acreditando que poderiam ter um bom desempenho. Porém, tudo vai depender do momento certo para lançá-la.

Enquanto isso, aqui no Brasil, seguimos aguardando pelo lançamento desta picape anti-Toro. Será parte do investimento de R$ 11 bilhões até 2030 anunciado anteriormente. A arquitetura passará por algumas alterações para que possa receber uma bateria maior e tenha uma versão híbrida plug-in.
Espera-se que já venha com o novo sistema híbrido, que combina um motor 2.0 à tecnologia ao invés do 1.8 atual, elevando a potência para algo em torno de 220 cv no caso da picape e com tração 4×4. A bateria deverá ser a mesma de 18,1 kWh usada pelo RAV4 PHEV.